A Chevrolet anunciou hoje o início de produção do Spark EUV, SUV 100% elétrico, na planta de Horizonte, no Ceará. Essa fábrica, aliás, pertencia à Troller, e agora servirá para montagem do modelo elétrico no esquema SKD (semi-desmontado), através da empresa Comexport. Mais ou menos como trabalha a Nordex no Uruguai.  

+Chevrolet vira parceira da Uber e Spark EUV pode sair mais barato que Tera; entenda

+VW Taos 2025 topo de linha custa menos que T-Cross em promoção

Chevrolet Spark EUV - Foto: Chevrolet/divulgação
Chevrolet Spark EUV – Foto: Chevrolet/divulgação

Em cerimônia que contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, a Chevrolet anunciou que começou essa operação com o Spark EUV, mas que não está descartada a expansão para outros modelos. De início, o SUV pequeno não terá índice significativo de nacionalização, mas esse número tende a crescer conforme outros componentes forem se tornando brasileiros. Quem cuida disso é a Comexport. 

elétricos mais vendidos de outubro de 2025
Chevrolet Spark EUV – Foto: Chevrolet/divulgação

Como é o Spark EUV? 

Vendido por R$ 160 mil, o Chevrolet Spark EUV é, na verdade, o chinês Baojun Yep Plus. É um carro do Grupo SAIC, parceiro local da Chevrolet, e se inspira em alguns SUVs ocidentais como Ford Bronco Sport ou Land Rover Defender. Mesmo assim, é pequeno: 4 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,73 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Menor que Fiat Pulse ou Renault Kardian, por exemplo, e registrado para levar quatro ocupantes, apenas. 

Chevrolet Spark EUV – Foto: Chevrolet/divulgação

Nessa pequeneza toda, o porta-malas é vantagem: no traseiro vão 355 litros, com tampa de abertura para o lado, mais 35 litros de um compartimento dianteiro, sob o capô. Se rebatido o banco traseiro, o espaço pode crescer para 916 litros, diz a fabricante. De qualquer forma, seu estilo altinho e quadrado remete a modelos maiores, embora o Spark EUV concorra com BYD Dolphin ou Geely EX2.  

Chevrolet Spark EUV – Foto: Chevrolet/divulgação

Motorização

Tem motor elétrico na casa dos 100 cv de potência e 18,5 mkgf de torque, e não pesa muito: 1.345 kg na balança. Mesmo assim, a Chevrolet destaca que 72% da carroceria é formada por aços de alta resistência, o que reforça a segurança sem penalizar tanto a massa total. E na distribuição de peso, ele gabarita: 50% na frente e 50% atrás. 

Chevrolet Spark EUV – Foto: Chevrolet/divulgação

Com esse conjunto elétrico, a Chevrolet informa que o Spark EUV precisa de 11,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima fica limitada eletronicamente em 150 km/h. As baterias são compactas, com 42 kWh, o que rende autonomia de 258 km segundo o Inmetro. De acordo com a marca, esse alcance cobre com folga a rotina urbana. Como o motorista brasileiro costuma percorrer menos de 50 km por dia, seria possível rodar algo em torno de cinco dias sem recarga. 

Chevrolet Spark EUV – Foto: Chevrolet/divulgação

Recarga

A recarga também segue o perfil compacto do modelo. Segundo a Chevrolet, dá para ir de 30 a 80% em cerca de 35 minutos, muito por conta do tamanho reduzido das baterias. Em eletropostos, o Spark EUV aceita até 50 kW de potência. Já em carregadores mais simples, como o portátil de 220 V que acompanha o carro, a taxa fica em 6,6 kW. Garantia das baterias: 8 anos ou 160 mil quilômetros. 

Chevrolet Spark EUV – Foto: Chevrolet/divulgação

Equipamentos

De série há painel de instrumentos digital de 8,8”, multimídia de 10,1”, ar-condicionado digital, seletor de peso de freios e direção, 6 airbags, ajustes elétricos para o banco do motorista, volante regulável em altura (sem profundidade), freio de mão eletromecânico, freios a disco nas quatro rodas, sensores de chuva e crepuscular, câmeras 360º, farol alto automático, conjunto óptico full-LED, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo (ACC), rodas de liga aro 16 e seletor de modos de condução (Eco, Normal e Sport). 

PreviousNext