A Chevrolet finalmente abriu a pré-venda do seu SUV pequeno elétrico, o Spark EUV. Ele vem da China, e tem pouca identidade visual da marca norte-americana, porém aposta na boa relação custo X benefício e ainda baixa o preço médio dos carros 100% elétricos da marca. Até então, eram todos bem caros.  

+Chevrolet apresenta novos Onix, Onix Plus, Tracker, Spark e Captiva

+BYD revela linha 2026 de Dolphin Mini, Dolphin GS e Song Pro GS; veja o que muda

Chevrolet Spark EUV – Foto: Chevrolet/divulgação

Por outro lado, a BYD não perdeu tempo e lançou o Dolphin linha 2026 no Brasil. O carro baixou preço e ganhou equipamentos inéditos, justamente para peitar a chegada do rival da Chevrolet. Apesar de o Spark EUV ser um SUV pequeno, e o Dolphin hatch, ambos acabam competindo pelo preço, conteúdo, motorização e proposta similares.

BYD Dolphin – Crédito: Divulgação

 Quanto custam? R$ 150 mil pelo BYD e R$ 160 mil pelo Chevrolet. Veja o duelo entre os dois elétricos chineses, dividido em alguns rounds: motorização, desempenho e autonomia, dimensões e porta-malas, estilo e itens de série. 

Motorização 

BYD Dolphin – Crédito: Divulgação

Ambos trazem motor elétrico dianteiro, e empatam com 18,3 mkgf de torque instantâneo. O Spark EUV, porém, ganha com a potência maior, de 103 cv, contra 95 cv do Dolphin. Além disso, o modelo da Chevrolet pesa menos, o que pode levar a melhor desenvoltura na condução: são cerca de 1.325 kg, contra 1.412 do BYD. 

Desempenho e autonomia 

Ao que tudo indica, praticamente outro empate no quesito performance. Tanto o Spark quanto o Dolphin demoram aproximadamente 11 segundos na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, ainda que o BYD consiga 10 km/h a mais na velocidade máxima (160, contra 150 km/h do Chevrolet).  

Chevrolet Spark EUV – Foto: Chevrolet/divulgação

O Dolphin tem bateria maior, de quase 45 kWh (42 no Spark), o que garante a ele uma autonomia superior, de 291 km pelo Inmetro. O Chevrolet, também pelas medições do Instituto, faz até 258 km com uma carga completa.  

BYD Dolphin: melhor custo benefício da categoria (Crédito: Divulgação)
BYD Dolphin – Foto: BYD/divulgação

Dimensões e porta-malas 

O Spark é menor que o Dolphin, com cerca de 13 cm a menos no comprimento (3,99 m) e importantes 14 cm a menos na distância entre-eixos (2,56 m). O SUV elétrico da Chevrolet compensa com maior altura, chegando a 1,73 m, contra 1,57 m do BYD, que é um hatch. Na largura, os dois se igualam nos 1,77 m. Além disso, um enorme detalhe: o Spark EUV é homologado para apenas quatro lugares, enquanto o Dolphin GS acomoda cinco pessoas. 

No porta-malas do Chevrolet, duas vantagens: ele tem 355 litros, ou 10 a mais que o do Dolphin (345 litros), além de tampa com abertura para o lado, o que pode facilitar a acomodação de objetos maiores no espaço traseiro.  

Estilo e itens de série 

Cada um segue uma escola de design. Enquanto o Chevrolet Spark EUV é todo quadradinho e retilíneo, mais ou menos nos moldes de um Suzuki Jimny, o Dolphin abusa das linhas arredondadas e mais “gordinhas”. O primeiro deixa bem claro seu segmento SUV, enquanto o segundo segue linhas de um hatch, com pitada monovolume.  

PreviousNext

Nos equipamentos, estão em ambos itens como chave presencial, partida por botão, banco do motorista com ajustes elétricos, conjunto óptico em LED, sensor crepuscular, câmeras 360º, rodas de liga-leve aro 16, seletor de modos de condução (Eco, Normal e Sport), freios a disco nas quatro rodas, volante regulável em altura, regeneração de energia configurável, bancos forrados em couro sintético, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, 6 airbags além de painel de instrumentos digital, multimídia e carregador portátil para tomadas de 220 Volts. 

PreviousNext

Só o Spark EUV oferece sensor de chuva, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência na faixa, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, e farol alto com comutação automática. Além disso, seu painel de instrumentos é maior (8,8”, ante 5” do BYD). 

PreviousNext

Já o BYD compensa com a multimídia maior (12,8” e rotativa, contra 10,1” fixa do Chevrolet) e com mais funcionalidades (karaokê, por exemplo), além de ar-condicionado automático digital, retrovisores com rebatimento elétrico, ajuste de profundidade da coluna de direção, carregador de celular sem fio e partida remota do motor, principalmente.  

PreviousNext

Garantia

Além disso, o Dolphin tem garantia maior, de seis anos, contra três do Spark. Nas baterias de tração e motores elétricos, ambos têm cobertura de oito anos.