China define padrão de carregamento sem fio para carros elétricos

Carregamento sem fio de carros elétricos de carros elétricos será feito com tecnologia de ressonância magnética desenvolvida pela americana WiTricity

carregamento sem fio
Nissan Leaf (Divulgação)

O carregamento sem fio dos carros elétricos tenta facilitar a vida dos proprietários desse tipo de carro. Hoje, é preciso achar um vaga, conectar o cabo e ativar a máquina usando um cartão (se for pago). É pouco tempo que se perde, mas as pessoas sempre querem o máximo de simplicidade, ainda mais para algo que, no caso dos carros elétricos atuais a bateria, deve-se fazer com o máximo de frequência para eliminar a “angústia da autonomia”.

carregamento sem fio
Nissan Leaf (Divulgação)

Diversas empresas têm trabalhado na tecnologia, e a China já definiu seu padrão. Usará a tecnologia da americana WiTricity para o padrão “GuoBiao” (ou simplesmente GB). A padronização é essencial para a implantação em larga escala do carregamento sem fio para veículos elétricos, tanto na China quanto no resto do mundo, permitindo que qualquer carro elétrico o use – sem nem precisar conectar nenhum cabo.

Este padrão para carregamento sem fio facilitará a infraestrutura pública de abastecimento e cobrança. Ela segue as normas internacionais SAE J2954, ISO 19363, IEC 61980, que serão publicadas em 2020 e 2021.

O mercado automotivo da China é o mais agressivo na transição para os carros elétricos, e as montadoras chinesas estão buscando maneiras de tornar a experiência de propriedade de veículos elétricos mais atraente. 

carregamento sem fio
Foto: Divulgação

No Brasil, o mercado ainda é muito incipiente para sequer pensarmos em adotar essa tecnologia em larga escala. Poucos modelos estão à venda por aqui, e os preços são altos. O Nissan Leaf foi eleito a Compra do Ano 2020 na categoria. O Jaguar I-Pace foi o que mais nos agradou, sem pensar em preço. O Audi e-tron foi o lançamento mais recente (acima).

Com o carregamento sem fio, basta estacionar o carro e ir embora sem perder nem um minuto a mais. Esse carregamento sem fio para carros elétricos usa tecnologia de ressonância magnética, com a mesma potência, eficiência e taxa de carga que os métodos convencionais de carregamento com fio.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel