A Great Wall Motors (GWM) pretende instalar, até o fim de 2023, uma rede de 100 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos no Estado de São Paulo, dentro do seu plano de eletromobilidade para o Brasil.

A futura rede de recarga da GWM será alimentada preferencialmente com energia limpa, na maioria dos casos por meio da instalação de placas fotovoltaicas. Nessa primeira fase do projeto, os pontos de abastecimento serão distribuídos pelas principais cidades do Estado paulista.

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A segunda etapa prevê a inauguração de eletropostos nos demais Estados do país nos próximos anos. A criação dessa rede se dará tanto por meio de parcerias locais quanto por operação direta.

De acordo com a GWM, os equipamentos de recarga serão montados principalmente nos pontos de venda e serviços da montadora, onde o carregamento será gratuito e estará disponível para veículos eletrificados de qualquer modelo ou fabricante. Também serão instaladas estações de recarga em estabelecimentos comerciais de grande circulação, como estacionamentos, shoppings e supermercados.

O projeto de desenvolvimento da eletromobilidade da GWM contempla ainda a formação de uma rede de parceiros, fornecedores e startups que vão ajudar a desenvolver o ecossistema de eletrificação.

Investimento no Brasil

Segundo a montadora, o projeto visa auxiliar no desenvolvimento da infraestrutura necessária para impulsionar o mercado brasileiro de veículos elétricos, uma vez que a chinesa pretende investir R$ 10 bilhões no nosso País.

Ao todo, serão dois ciclos na sua fábrica em Iracemápolis (SP): cerca de R$ 4 bilhões de 2022 a 2025 e R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032, com geração de 2.000 empregos diretos até 2025.

A GWM vai contar com três marcas, uma para cada linha de produtos. A Haval vai comercializar apenas SUVs on-road, a Tank contará com SUVs off-road de luxo e a Poer terá picapes inteligentes

“À medida que a GWM desenvolve seu projeto de instalação no Brasil, agregamos novos aspectos que garantirão o sucesso dos nossos produtos e da nossa marca. A desmistificação da eletromobilidade é essencial para apoiar os consumidores na decisão de mudar para um novo paradigma de propulsão. É nesse sentido que se encaixa o projeto de aumentar os pontos de carregamento para veículos eletrificados”, explica Pedro Bentancourt, CRO da empresa, em nota divulgada.

Foto: Divulgação

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