O monovolume Chrysler Pacifica pode até ser o modelo mais recente da marca americana no segmento, servindo de base inclusive para um projeto de carro autônomo. Mas na edição deste ano da Consumer Electronics Show (CES), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo e que acontece neste mês em Las Vegas (EUA), a montadora vai exibir o Portal Concept, uma proposta de monovolume para o futuro.

O Chrysler Portal Concept é mais um daqueles automóveis conectados. O volante se parece com um manche de avião e o painel é composto por duas telas LCD: uma quase do comprimento do carro e outra no painel central, que reúne as informações do sistema multimídia, climatização e o indicador de marchas. Mas o principal destaque do Portal Concept é o sistema de reconhecimento facial e de voz.

O equipamento é capaz de configurar automaticamente os sistemas do veículo de acordo com as preferências dos seis ocupantes. Com nada menos do que dez pontos de conexão e recarga para tablets e smartphones, os passageiros poderão trocar mensagens e compartilhar músicas e vídeos por meio do sistema multimídia do veículo.

Para aproveitar tudo isso, o monovolume está equipado com um sistema de direção autônoma de nível 3, mais avançado do que os sistemas atualmente em produção e que permite permite ao veículo se guiar sozinho em rodovias, exigindo a atenção do motorista em condições extremas. A propulsão do veículo fica a cargo de um conjunto de baterias de 100 kWh, que oferecem uma autonomia total de 402 quilômetros.

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar