Desde a última segunda-feira (17), a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, determinou que somente ônibus movidos a tecnologias sustentáveis poderão ser incluídos para operar no sistema de transportes da cidade.

A medida visa o cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas e a redução da emissão de poluentes no município.

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“Com a mudança, as concessionárias não poderão mais comprar ônibus movidos a diesel, somente com tecnologias que atendam o cronograma de redução de emissão de poluentes previsto na Lei 16.802/2018 e nos contratos vigentes, como os elétricos. A determinação foi comunicada às empresas na última sexta-feira (14)”, afirmou a Prefeitura em nota à imprensa.

A iniciativa está alinhada, também, com a meta da gestão municipal de ter 20% da frota da cidade composta por veículos 100% elétricos até 2024.

A cidade de São Paulo conta, atualmente, com 219 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 18 movidos a bateria, dentre as 13 mil unidades na frota ao todo.

“Um ônibus a diesel custa R$ 700 mil e o elétrico R$ 2,5 milhões, mas a gente ganha na questão ambiental e no custeio mensal. Um ônibus elétrico custa 5 mil por mês e um a diesel 25 mil”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes, no evento C40 World Mayors Summit, em Buenos Aires.

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