Hoje comuns até em carros populares, alguns equipamentos como a direção assistida e os vidros elétricos já equiparam poucos e caros carros, voltados para um público exclusivíssimo. Confira abaixo cinco modelos nacionais que ficaram marcados por seu pioneirismo no País.

 

AR-CONDICIONADO
Embora a mecânica de Jeep e uma estrutura de um carro americano dos anos 1950 não fossem um show de modernidade, o Willys Itamaraty tinha os seus méritos: luxuoso, o sedã foi o primeiro a contar com ar-condicionado opcional, em 1966. De quebra, foi um dos primeiros carros desenhados exclusivamente para o mercado nacional.

VIDROS ELÉTRICOS
Até 1981, quem quisesse um nacional com vidros elétricos teria que recorrer aos kits vendidos em lojas de acessórios. Até que a Ford apresentou naquele ano o Del Rey, que em sua versão de topo Ouro vinha equipado com vidros e travas elétricas.

DIREÇÃO HIDRÁULICA
Ainda que a lista de opcionais não fosse tão recheada quanto à do carro americano e tivesse um V8 de caminhão sob o capô, o Ford Galaxie nacional, lançado em 1967, marcou época por ser o primeiro carro brasileiro equipado com direção com assistência hidráulica.

CÂMBIO DE CINCO MARCHAS
Numa época em que as transmissões manuais de cinco marchas são praticamente um padrão, é estranho pensar que isso já foi um diferencial. E o primeiro nacional a contar com uma transmissão deste tipo foi o luxuoso FNM JK-2000, modelo baseado no italiano Alfa-Romeo 2000 e que foi lançado em 1960.

FREIOS ABS
Obrigatório em todos os carros vendidos no Brasil desde o início do ano passado, o primeiro carro nacional a contar com o equipamento foi a segunda geração do Volkswagen Santana, lançada em 1991.