Como boa fabricante do “carro do povo”, a Volkswagen construiu ao longo dos anos um histórico sólido de associações com líderes e políticos, e isso vale também para o Brasil. Por aqui, não é raro que o presidente da república em exercício visite uma de suas fábricas, seja para anunciar investimentos, novidades, ou apenas em datas comemorativas e marcos históricos. E, para não passar despercebida, a fabricante alemã costuma criar algum veículo especial para transportar o ilustre visitante.

+Avaliação: VW Tera TSI manual 2026 é a diversão antes do trabalho

+Marca ‘Fusca’ é reconhecida como alto renome. O que muda para o clássico da VW?

Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais
Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais – Credito: Divulgação

5 carros presidenciais da Volkswagen

Esses carros costumam desfilar pelas instalações da fábrica levando o presidente, o vice ou algum outro representante importante do governo. Cumprimentos, acenos e poses para fotos exigem que, por alguns instantes, o carro seja conversível e, de preferência, relevante dentro da linha da marca. Não é à toa que, ao longo das décadas, a Volkswagen já escalou dois Fusca (1959 e 1993), um Polo Sedan (2003), um VW Fox (2005) e, mais recentemente, um Virtus 250TSI para a função presidencial. 

Fusca – 1959

Fusca 1959 presidencial – Foto: divulgação

O primeiro desses eventos aconteceu em 18 de novembro de 1959, quando Juscelino Kubitschek inaugurou a primeira fábrica da VW no Brasil, às margens da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo. JK, acompanhado de parceiros de governo e executivos da VW, desfilou em diferentes Fusca conversíveis pelas instalações. Foram usados quatro carros na cerimônia, cujo paradeiro atual permanece praticamente desconhecido. 

Fusca Itamar – 1993

Fusca Itamar presidencial – Foto: divulgação

Décadas depois, em agosto de 1993, foi a vez de Itamar Franco passear pelos pavilhões da VW em um Fusca conversível. A ocasião marcou o reinício da produção do Besouro, que estava fora de linha desde 1986, e só voltou graças a um programa que reduzia impostos de carros com motor a ar de até 1.6 litro. Para o evento, dois Fusca sem teto foram preparados, ambos na configuração mais moderna do modelo. Um azul claro foi comprado por Itamar e hoje integra seu memorial; o outro, branco, faz parte do acervo histórico da VW no Brasil. 

Polo Sedan – 2003

VW Polo Sedan presidencial – Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Em março de 2003, durante a comemoração dos 50 anos da Volkswagen no país, o presidente Lula foi recebido com um Polo Sedan convertido em conversível. O carro, pintado de preto, era equipado com motor 2.0 e interior exclusivo em couro claro, baseado na versão mais cara do modelo na época. Ele percorreu a fábrica cumprimentando funcionários, conhecendo as instalações e participando de discursos, e hoje repousa no museu da marca. 

Fox – 2005

VW Fox presidencial – Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Dois anos depois, em maio de 2005, Lula voltou à VW para celebrar a marca de 15 milhões de carros produzidos no Brasil. Desta vez, o veículo da vez foi um VW Fox prata descapotável, com quatro portas, rodas de liga especiais, faróis de longo alcance e maçanetas na cor da carroceria. Aproveitando o conceito modular do Fox, a engenharia adaptou o assoalho do banco traseiro, substituindo-o por dois assentos individuais iguais aos dianteiros, onde se acomodaram o presidente e a primeira-dama Marisa Letícia. Hoje, o Fox faz companhia ao Polo Sedan e ao Fusca de 1993 no museu Garagem VW. 

Virtus – 2024

Volkswagen Virtus Presidencial – Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O quinto e mais recente “showcar conversível”, como a Volkswagen denomina esse tipo de carro adaptado, é um Virtus 2025. Ele levou o presidente Lula para uma volta pela fábrica da Anchieta em janeiro de 2024. A unidade azul metálica combina elementos das versões Highline e Exclusive, é movida pelo motor 250TSI (1.4 turbo, 150 cv e 25,5 mkgf) com transmissão automática de seis marchas. A visita teve como objetivo o anúncio de grandes investimentos da VW no Brasil.