26/10/2015 - 12:35
Neste mês de outubro, a Honda completou os 18 anos do início da produção nacional do sedã médio Civic. Primeiro modelo produzido na então recém-inaugurada fábrica de Sumaré (SP), o carro nacional já ultrapassou a marca das 590 mil unidades produzidas e está prestes a entrar em sua quinta geração. Confira abaixo cinco curiosidades do sedã nipo-brasileiro.
O início da história
O ano de 1992 foi o primeiro em que o modelo foi importado oficialmente para o Brasil. Em sua quinta geração, o carro teve apenas 280 unidades comercializadas neste ano inicial.
Importados
Até o início da produção nacional, foram importados oficialmente pela marca japonesa 12 mil unidades do modelo, nas versões sedã, cupê e hatch. Os carros vinham do Japão e dos Estados Unidos.
Adaptação
Com boa parte das peças ainda importadas, o primeiro Civic nacional era visualmente idêntico ao carro vendido no exterior na mesma época. Mas suspensão, pneus e sistema de injeção já eram fornecidos por empresas nacionais.
Melhor ano de vendas
O melhor resultado de vendas do modelo no país foi atingido em 2008, quando foram comercializadas 67 mil unidades da oitava geração do sedã médio.
Pioneirismo
O Honda Civic nacional teve várias primazias no mercado: foi o primeiro brasileiro com comando variável de válvulas no escape e admissão, em 1997, e também o primeiro a contar com borboletas de troca de marca no volante, em 2006.