A não utilização do cinto de segurança no banco traseiro é infração grave, que rende cinco pontos na carteira e uma multa de R$ 127,69. Mas ao contrário do uso deste equipamento nos assentos dianteiros, que acabou virando um hábito, boa parte dos passageiros do banco traseiro ainda viaja solta dentro do carro. E este descuido acabou custando a vida do cantor sertanejo Cristiano Araújo e da namorada, Allana Moraes.

Um levantamento da Artesp (Agência de Transporte do estado de São Paulo), realizado entre janeiro e fevereiro deste ano, nas estradas paulistas, aponta que 48% dos passageiros que viajam nos bancos traseiros dos veículos não utilizavam o cinto.

Em uma colisão a 60 km/h, um passageiro de 66 kg sem cinto é arremessado para frente pesando quase uma tonelada, ficando sujeito não só a ferimentos graves, mas também podendo matar os ocupantes do banco dianteiro. O resultado não poderia ser diferente. Ainda de acordo com a Artesp, entre 2012 e 2014, de cada 10 vítimas fatais de acidentes em bancos traseiros, sete estavam sem cinto de segurança.

Se você ainda não se convenceu da importância deste item de segurança, confira abaixo uma coletânea de acidentes de trânsito, em que o motorista (ou os passageiros) estavam sem o cinto.