Texto Rafael Poci Déa

Enquanto a Volkswagen exibe no Brasil a nova Kombi – ou ID.Buzz – para ganhar views e likes e trabalhar uma imagem mais eco-friendly, ajudando a apagar o vergonhoso episódio do dieselgate, a Stellantis ganha mercado com produtos que se pode de fato comprar. O Citroën ë-Jumpy, por exemplo, chegou por R$ 334.990, com alcance de 289 quilômetros.

Com generosos 5,309 m de comprimento e 3,275 de entre-eixos, o “primo” do já conhecido Peugeot E-Expert tem medidas de picape média e pode acomodar até três ocupantes no banco dianteiro (e muita carga no espaço logo atrás dele).

Em meio ao trânsito, motorista e entregador demoram bastante a se cansar, graças à posição de guiar bastante confortável e ao bom isolamento acústico da cabine.

É um veículo relativamente fácil de conduzir, apesar da ausência do retrovisor central – por conta da divisória entre a cabine e a área de carga (uma “câmera retrovisora” como a do Renault Megane cairia bem; ao menos há a câmera de ré).

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No mais, o nível de conforto é bom. Vem com:
• ar-condicionado,
• multimídia de 7”,
• freio de mão eletrônico,
• sensor de chuva,
• comandos satélites na coluna de direção,
• e controles de estabilidade e de velocidade, entre outros itens.

Um ponto crucial no segmento é o volume útil, obviamente, e o ë-Jumpy oferece 6,1 m³, uma medida que permite transportar, com boa folga, até mesmo motocicletas e outras encomendas grandes.

O compartimento de carga é iluminado e tem 2,862 metros de comprimento, 1,636 m de largura e 1,397 m de altura, podendo ser acessado pelas portas traseiras ou pela lateral direita, corrediça. Sua capacidade de carga é de 1.002 quilos.

Se a opção a combustão tem câmbio manual e motor quatro cilindros 1.5 16V com 120 cv e 300 Nm, o ë-Jumpy tem o conforto do câmbio automático e um motor elétrico dianteiro de 136 cv e 260 Nm. Apesar dos 2.053 quilos, as reações agradam. Os modos Eco, Normal e Power alteram a entrega do desempenho, enquanto a função B aumenta a regeneração em desacelerações. As suspensões filtram bem as irregularidades mesmo em pisos mal pavimentados, e a direção eletro-hidráulica transmite um peso correto ao trafegar acima dos 80 km/h.

Na hora da recarga, o ë-Jumpy aceita estações rápidas (DC) de até 100 kW, mas na rede AC carrega só até 11 kW (7h30 para ir de 0 a 100%). Quem não deseja gastar mais dinheiro com o (hoje caro) diesel e procura por um furgão ecológico, o Citroën ë-Jumpy é uma compra muito recomendada.

(Divulgação)
(Divulgação)

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Concorrentes

Jac e-jv5.5 R$ 319.900
Peugeot e-expert R$ 334.990

Citroën ë-Jumpy

Preço básico 334.990
Carro avaliado R$ 334.990

Motor: dianteiro, elétrico, síncrono, imãs permanentes
Combustível: eletricidade
Potência: 136 cv
Torque: 260 Nm
Câmbio: automático, caixa redutora com relação fixa
Direção: eletro-hidráulica
Suspensões: MacPherson (d) e braços sobrepostos (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: dianteira
Dimensões: 5,309 m (c), 1,920 m (l), 1,935 m (a)
Entre-eixos: 3,275 m
Pneus: 215/65 R16
Volume do baú: 6,1 m³
Peso: 2.053kg
Bateria: íons de lítio, 75 kWh
0-100 km/h: 11s9
Velocidade máxima: 130 km/h
Consumo na cidade: n/d
Consumo na estrada: n/d
Emissão de CO2 zero g/km
Consumo nota A
Autonomia: 289 km
Recarga máxima: 11 kW (AC) e 100 kW (DC)
Nota do Inmetro: A
Classificação na categoria: A (Comercial)