28/05/2025 - 6:00
A Citroën começou a vender a linha 2025 da sua van Jumpy. Novidades: motor turbodiesel substituído (entra o 2.2 16v Multijet II, mesmo de Ram Rampage, Fiat Toro, Jeep Commander e afins), mais potência (150 cv, ou 20 extras), torque maior (37,7 mkgf, ante 30,7 do anterior), e desempenho superior.
O novo propulsor do Citroën Jumpy é a cereja do bolo das novidades do modelo, que havia recebido uma reestilização visual em 2024, com direito a novo design, mais itens de série e tecnologias.
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Preços do Citroën Jumpy 2025
O Jumpy 2025 está disponível em duas versões: Cargo (R$ 223.990) e Vitré (R$ 229.990), com garantia de três anos.
Sua capacidade de carga é de quase 1,5 tonelada, com comprimento e largura máximos do baú de 2,86 m e 1,39 m, respectivamente. No total, falamos de um volume útil de 6,1 m³. E, assim como carros de passeio, o utilitário pode ser dirigido por motoristas com CNH tipo B.

Diferenças entre Jumpy, Scudo e Expert
Acontece que a Fiat lançou seu Scudo 2025 exatamente nos mesmos moldes, inclusive repetindo os preços da Citroën. Para não falar que tiveram estratégias idênticas, no Fiat, o nome da versão vidrada é Multi, ao invés de Vitré. Também há diferenças sutis no para-choque ou em outros pontos da dianteira, além da clássica “engenharia de emblemas”: sai o Chevron da Citroën, entra o logo “FIAT”, que vai na frente, na tampa traseira, no volante e nas calotinhas centrais das rodas.
Não, não acabou: a Peugeot também tem seu exemplar, batizado de Expert. Sua linha 2025 ainda não começou a ser vendida, mas é composta também por duas versões (um furgão fechado por R$ 223.990 e um vidrado por R$ 229.990). Motor, tamanho do baú, capacidade de carga, equipamentos de série…tudo igual ao dos Fiat e Citroën.

Clones? Basicamente, sim. São todos feitos na mesma fábrica, no Uruguai, e montados com várias peças importadas da França. Na realidade, esse trio de vans é fruto de uma parceria de longa data entre a extinta PSA Peugeot-Citroën e a Fiat, que ficou ainda mais próxima com a criação da Stellantis, atual dona de todas essas marcas.

Toyota e Opel também vendem Citroën Jumpy
Até a Toyota entrou nessa dança: tem versões próprias de Citroën Jumpy (ProAce) e Fiat Ducato (ProAce Max), vendidas em mercados da Europa e Ásia. Isso tudo para evitar o (enorme) trabalho de desenvolver furgões e veículos de trabalho do zero, preferiram firmar parceria com marcas que já atuavam no segmento.
E, graças a Stellantis, Opel e Vauxhall, atualmente sob o guarda-chuva do Grupo, também ganharam suas respectivas versões do utilitário: nas duas marcas, ele é chamado de Vivaro. Basicamente, é um mesmo produto sendo vendido por seis marcas distintas: Fiat, Citroën, Peugeot, Toyota, Opel e Vauxhall.

Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert: qual comprar?
Ao menos falando das três primeiras versões, comercializadas aqui no Brasil, não há mudanças significativas entre os modelos: um não é melhor que o outro, nem traz mecânica mais eficiente, ou oferece mais itens de série. Até por isso, custam exatamente o mesmo preço.
Como escolher? Talvez pela marca que ofereça um melhor negócio na hora da compra, um pós-venda mais eficiente, ou então pela que você tenha maior “simpatia”. A boa e velha “engenharia de emblemas” ataca novamente…