Na capa ao lado, da MOTOR SHOW de março, mostramos com exclusividade as imagens quase nais do novo Mercedes que será fabricado no Brasil. Uma notícia que já havíamos adiantado em 2009, no nascimento do projeto. Ele ainda não tem nome, mas está sendo chamado nos bastidores de “baby-CLS” ou CLA – já que sua plataforma é a mesma do novo Classe A. Aliás, o agora hatch (antes era um monovolume) também será fabricado aqui, e será a nova “porta de entrada” para a marca. Outra novidade: parece que em vez de optar por ampliar a fábrica de caminhões – que já foi a do Classe A -, a marca pode preferir investir em outro lugar. Quem sabe perto de onde estiver a compatriota BMW, com quem compartilharia fornecedores e prováveis incentivos estaduais, reduzindo custos e atraindo investimentos em conjunto. Paraná e Santa Catarina são fortes candidatos, mas São Paulo não está descartado. Agora, no Salão de Pequim (China), a Mercedes mostrou o Concept Style Coupé – um disfarce de conceito para o CLA quase real. O motor do conceito é o mesmo da versão top, que terá o motor 1.8 turbo dos Classe C e do novo Classe A, com 211 cv. As versões de entrada serão 1.6 de 122 ou 156 cv.

Eram meados de abril em Penedo (RJ) quando o leitor Marcus Vinicius flagrou duas vans da Chevrolet, uma disfarçada de branco e outra de preto. Feita sobre a mesma base do Cobalt, a Spin terá versões de cinco e sete lugares para substituir de uma vez só Zafira e Meriva. Segundo o leitor, o interior é muito parecido com o do sedã e um dos modelos estava com câmbio automático.

DS1: PEQUENO ESPORTIVO

Em 2013, a Citroën começa a vender o menor dos seus esportivos de luxo da família DS. O novo DS1 deve ter um design próximo ao desta ilustração. Com 3,6 metros de comprimento, ele terá duas opções de motor: um 1.0 de 68 cv ou um 1.2 de 82 cv, o mesmo que equipa o 208 europeu. A base será a mesma do C1, com quem deve compartilhar também clientes. Em 2011, na Itália, o DS4 vendeu mais que o C4.

NA ONDA DO IRMÃO

Alguns podem não gostar do design do X6, mas ele é um sucesso absoluto. Tanto que o SUV-cupê vai ganhar um irmão mais novo, o BMW X4 que será fabricado a partir de 2014 na linha de produção da fábrica da BMW em Spartanburg (EUA). Com o mesmo estilo SUV-cupê, como mostra nossa ilustração acima, ele terá a plataforma do Série 3 e enfrentará Range Rover Evoque Coupé e Audi Q4 – est, na ilustração ao lado, está sendo desenvolvido em conjunto com o Porsche Macan. Os motores devem ser os novos 2.0 turbo, com 245-250 cv.

NOVO M3 ESTREIA COM O MODELO M4

Entre o m do ano que vem e o início de 2014, o M3 chega às ruas. A carroceria terá mais bra de carbono que a atual, que tem só o teto desse material. A primeira surpresa é que a família estreia com o cupê de duas portas, que poderá se chamar M4 (na nova nomenclatura da marca os cupês da Série 3 passam a formar a família Série 4).

A segunda novidade está na motorização: o carro terá um motor 3.0 triturbo mais potente que o V8 atual, de 450 cv.

SÉRIE 1 GT DESIGN CURIOSO

Este promete causar polêmica: depois do estranho Série 5 GT, já no mercado nacional, e do Série 3 GT, cujas projeções já mostramos aqui, a marca bávara vai investir também no Série 1 GT, que já havíamos agrado em testes há alguns meses. Torcemos para que nosso ilustrador tenha errado a mão: a cara é de minivan e lembra as ilustrações do elétrico i3.

NISSAN INVITATION

No segundo semestre do ano que vem, a Nissan vai lançar na Europa um novo modelo compacto para brigar com o New Fiesta. O Invitation, com cerca de 4,15 m de comprimento, será fabricado, a princípio, apenas na Inglaterra. Mas, como a plataforma é a mesma do Micra (vendido aqui como March), que será feito na nova fábrica da Nissan no Rio de Janeiro, nada impede que, futuramente, ele seja produzido aqui.

Envie seus flagras para

segredos@motorshow.com.br