Clássico da Opel dos anos 1970 vira carro elétrico recheado com tecnologias atuais

Com um motor de 147 cv, o Opel Manta GSe ElektroMOD pode rodar até 200 km com uma carga

0
595
Opel
Opel Manta GSe ElektroMOD

Do pioneiro Opala aos monovolumes Zafira e Meriva. Durante boa parte da sua jornada no Brasil, a filial brasileira da Chevrolet se baseou nos carros da alemã Opel (então parte da General Motors, hoje uma das marcas da Stellantis) para construir a sua linha de automóveis no país.

+ Grumett: o Chevrolet Chevette de fibra feito no Uruguai
+ Cinco curiosidades do Opel Rekord C, o pai do Chevrolet Opala
+ Chevrolet Kadett GS: o arquirrival do Gol GTI
+ Chevrolet Monza e outros nomes que estão vivos no exterior


Um dos poucos Opel que nunca recebeu o logotipo da Chevrolet brasileira foi o Manta, um cupê feito sobre a base das primeiras duas gerações do Ascona (que na 3ª geração daria origem ao Monza) e que fez sucesso na Europa entre os anos 1970 e 1980. Pois um exemplar do modelo acaba de ganhar uma restauração completa do fabricante, na qual incorporou diversas tecnologias vistas nos carros atuais.

Com o nome de Manta GSe ElektroMOD, é baseado no carro de 1ª geração, que foi produzido entre 1970 e 1975. O cupê incorporou um motor elétrico com potência de 147 cv e — por uma questão de nostalgia — manteve o câmbio manual de quatro marchas. O motorista pode mudar de marchas normalmente ou engatar direto a quarta marcha e rodar como se estivesse em um carro com câmbio automático.

Equipado com uma bateria de 31 kWh e dotado de tecnologias vindas do Opel Corsa-e como os freios regenerativos, o Manta GSe pode rodar até 200 km com uma carga. A marca alemã aproveitou a oportunidade para incorporar ainda outros equipamentos típicos dos carros esportivos dos anos 2020, como as grandes rodas de liga leve de 17″, faróis e lanternas de LED, e o interior com duas telas de alta resolução, com 12″ e 10″.

A má notícia para os fãs é que a Opel não pretende retomar a produção do Manta dos anos 1970. Trata-se de um show car, criado em exemplar único pelo fabricante.

Mais na Motor Show

+ Greve do Metrô: rodízio noturno está suspenso em São Paulo
+ Hyundai anuncia recall do Tucson por risco de incêndio
+ Preço da gasolina volta a subir na 1ª quinzena de maio
+ Avaliação: no Toyota Corolla Cross, o nome diz tudo (o sedã virou um SUV)
+ Fiat Mobi 2022 estreia com nova central multimídia
+ Bugatti Chiron de frota será aposentado depois de sofrer por 74.000 km