01/02/2011 - 0:00
O novo Mercedes CLS 63 AMG, avaliado por MOTOR SHOW em San Diego, nos EUA, é praticamente outro carro, se comparado à sua versão anterior (confira as fotos comparativas nas próximas páginas), que praticamente relançou os cupês de quatro portas. Em curtíssimo espaço de tempo, a moda foi seguida por outras marcas que perceberam um grande apelo esportivo desse tipo de carroceria.
Agora o CLS ficou mais comportado. A Mercedes quer que o novo cupê agrade a grande maioria dos consumidores e por isso deixou o design mais “normal”. Ele não ficou feio, mas, certamente, é menos impactante que o original, de 2004.
Nesta versão AMG (braço esportivo da marca alemã), o que salta aos olhos é a mecânica. O motor V8 de 6,2 litros com 514 cv e 64,2 kgfm deu lugar a outro V8 de alumínio, com de 5,5 litros, biturbo e que gera 525 cv a 5.250 rpm e um torque máximo (esse sim faz toda a diferença…) de 71,4 kgfm, que começa às 1.750 rpm e se mantém estável até os 5.000 giros. Na prática, isso significa que sempre que o motorista pisa fundo no acelerador, nessa faixa de rotações, ele recebe praticamente um soco nas costas, proveniente de toda essa força que empurra o CLS.
Um desempenho brutal. O carro é um verdadeiro míssil!
Mas você é do tipo exigente, que quer sempre um pouquinho mais? Não tem problema: a Mercedes oferece um pacote “AMG Performance”. Nele, o motor, em vez de um bar de pressão dos turbos recebe um adicional de 0,3 bar. A potência sobe, então, para 557 cv a 5.750 rpm e o torque máximo para impressionantes 81,6 kgfm de 2.000 rpm às 4.500 rpm. Nessa configuração, o CLS fica um décimo de segundo mais rápido no zero a 100 km/h, completando a prova em 4,3 segundos. Excelente para um carro de pouco menos de 1.900 kg.
Mas para quem pensa que o CLS AMG é só motor está enganado. O novo câmbio de sete marchas e dupla embreagem aposentou o chato e escorregadio conversor de torque e substituiu o sistema por uma embreagem leve e compacta, que – segundo os técnicos da Mercedes – é responsável por boa parte da redução do consumo e melhora na performance.
A transmissão oferece um programa de auxílio à largada (tira o máximo proveito da máquina em uma arrancada sem destracionar) além das opções normal, sport, sport plus e manual. Essa última deixa as trocas a cargo do motorista e sua decisão é o que vale. O novo câmbio dá um show, com engates de um carro de competição ou funcionando suave e macio um bom automático convencional. A suspensão a ar segue a mesma filosofia: comfort, sport ou sport plus. Para passeios em baixas velocidades, escolha o “comfort”. Em estradas sinuosas e velocidades elevadas, vá de sport plus. Só altas velocidades com algumas mudanças bruscas de direção? Opte pelo sport.
Os freios, sempre seguros e eficientes mesmo quando exigidos até “cheirar queimado” não perderam a eficiência. E por falar em segurança, essa nova CLS tem nove air bags.
O carro deverá estar à disposição do consumidor brasileiro a partir de maio e seu preço começará em US$ 260 mil (R$ 435 mil) sob encomenda. O consumidor poderá escolher a cor, o pacote de equipamentos e detalhes que a AMG oferece. Velocidade máxima? Depende: se você compra a versão normal é limitada a 250 km/h como todos os alemães premium. Se optar pelo pacote AMG, esse limite já sobe para 300 km/h. Bem mais emocionante.
Primeira Geração
O modelo, apresentado em 2004, relançou a moda dos cupês com quatro portas. Sua característica principal, que é a traseira em queda a partir da coluna B, continua, mas, agora, foi suavizada
No alto, o interior com inúmeros itens de conforto e segurança. Acima, os dois bancos traseiros que são menores do que se poderia supor pelas medidas externas
Os comandos que acertam a transmissão e a suspensão ao gosto do motorista. As trocas de marchas podem ser feitas por meio das borboletas junto ao volante (acima)
Mercedes CLS 63 AMG
/Motor oito cilindros em V, 5,5 litros, 32, injeção direta, biturbo/Transmiss ão manual automatizada, sete marchas, dupla embreagem (com borboletas no volante), tração traseira/ Dimensões comp.: 5,00 m – larg.:1,88 m – alt.: 1,41 m/entre-eixos 2,874 m /Porta-malas 520 litros/Pneus 255/35 R19 (dianteira) – 285/30 R19 (traseira)/Peso 1.881 kg Gasolina /Potência 525 cv a 5.250 rpm/Torque 71,4 kgfm de 1.750 a 5.000 rpm/Velocidad e máxima 250 km/h (limitada) /0 – 100 km/h 4s4/Consumo 10,1 km/l (média cidade/ estrada)/Consumo real não disponível