CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação

As principais dúvidas foram listadas pelo Detran-SP e recebidas nos canais de atendimento da autarquia

0
15
Foto: Divulgação

O Detran-SP listou as principais dúvidas relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que envolvem primeira habilitação e renovação do documento.

Veja abaixo os principais pontos de atenção na hora de solicitar o documento: 


+ Processo de transferência veicular do Detran-SP tem novidades; veja
+ Nova lei entra em vigor e tem alterações para motoristas de transportes
+ IPVA zero para motos até 150 cc é aprovado em Comissão

Pagar a taxa

É importante que, ao solicitar sua CNH, o cidadão não se esqueça de efetuar o pagamento da taxa em um dos bancos credenciados ou casas lotéricas. Em alguns casos, o condutor faz a solicitação de sua habilitação, porém não efetua o pagamento da taxa, o que acarreta no impedimento da emissão. Caso o cidadão não tenha conta nos bancos cadastrados, basta informar o CPF nas casas lotéricas. 

Solicitar a CNH

Em outras situações há o caminho inverso: o cidadão efetua o pagamento do serviço de renovação ou da CNH definitiva e deixa de acessar o portal do Detran-SP ou o aplicativo do Poupatempo para informar os dados solicitados e dar sequência ao processo.

Atrelar o pagamento da taxa ao CPF do motorista

Alguns usuários não possuem conta em um dos bancos credenciados e acabam pedindo auxílio a terceiros para efetuar o pagamento da taxa. Independentemente da conta é importante informar o CPF do motorista que vai solicitar a CNH no momento do pagamento.

Verificar o endereço cadastrado

É possível verificar no portal do Detran-SP o endereço cadastrado para entrega da habilitação por meio dos Correios. Em caso de CNH definitiva e renovação, é possível cadastrar um endereço alternativo para o recebimento da habilitação, que valerá somente para este fim e não altera o endereço de cadastro do condutor. 

Acompanhe o serviço

O motorista pode acompanhar se sua habilitação foi emitida e enviada pelos Correios por meio do nosso portal em “Acompanhamento de serviços de CNH”. Basta acessar o site do Detran-SP. 

Baixe sua CNH Digital

A CNH Digital é uma versão eletrônica do documento físico e tem o mesmo valor jurídico da impressa.

A habilitação eletrônica é disponibilizada por um aplicativo, o CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal). Esse aplicativo está disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

O código para baixar a CNH no aplicativo CDT é enviado no e-mail de cadastro do cidadão. Há também a opção de acesso pelo site e Aplicativo do Poupatempo. 

Retomada do calendário de Renovação

O Detran-SP retomou os prazos para renovação de CNHs, paralisados desde março de 2020 em função da pandemia de Covid-19.

O cronograma contempla as carteiras de habilitação com vencimento entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022. O período para os motoristas renovarem a sua CNH ou emitir a definitiva ocorrerá com base no mês de vencimento do documento. Por exemplo, CNHs expedidas entre março e abril de 2020 deverão ser renovadas até 30 de dezembro de 2021, conforme cronograma abaixo:

Foto: Divulgação Detran-SP

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran, pelo portal do Poupatempo ou pelo app ou do Poupatempo digital (Android ou iOS).

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo no posto que deseja ser atendido.

– Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas, neste link.

– Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico;

– Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 107,00, que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Nova lei entra em vigor e tem alterações para motoristas de transportes
+ IPVA zero para motos até 150 cc é aprovado em Comissão
+ Lembra do Astra? Conheça o modelo 2022, que acaba de sair na Inglaterra
+ Brasil é o 2º pior país do mundo para dirigir; veja o ranking
+ Cinco dias, 126 km e só dois litros de gasolina: Volvo S60 Recharge mostra que híbrido plug-in é o carro ideal
+ Avaliação: Ao volante da nova geração do Audi A3 Sportback
+ Peugeot oferece mais de R$ 16 mil de desconto no 208 Allure
+ Fomos conhecer a picape Ford Maverick; confira
+ Gasolina fica 21% mais cara em novembro, aponta pesquisa