Em todo o Estado de São Paulo, 162.543 mil condutores precisam renovar a habilitação até o final de abril.

Por conta disso, o Detran-SP realiza um mutirão para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no próximo sábado (30).

A iniciativa é direcionada aos condutores que tiveram a CNH vencida nos meses de novembro e dezembro de 2020 e não renovaram o documento.

A campanha, feita em parceria com o Poupatempo, abriu 9,3 mil vagas em todas as unidades de atendimento.

O atendimento no mutirão será disponibilizado no horário habitual de cada unidade, mediante agendamento prévio pelo portal do Poupatempo ou app Poupatempo Digital.

+ Habilitação gratuita: Detran-DF abre inscrições para a CNH Social
+ CNH: novo limite de pontos vai completar 1 ano; entenda
+ Nova CNH em 2022: a troca será obrigatória? Veja como ficou

Passo a passo

-A renovação da CNH também pode ser feita de forma online pelo portal do Detran, portal do Poupatempo ou pelo app Poupatempo digital.

-Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo no posto que deseja ser atendido.

-Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

-Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran.

-No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

-Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50, que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).