PreviousNext

A Chevrolet apresentou nesta sexta-feira (12) a linha 2017 do Cobalt e Spin. Sem novidades estéticas em relação aos modelos 2016, os dois carros ganharam várias mudanças mecânicas, que incluíram a modernização do motor e a adoção do sistema de direção com assistência elétrica.

A lista de modificações comuns aos dois modelos começa pelo motor 1.8, que agora passou à geração SPE 4/ECO. As alterações incluem a adoção de novos pistões, anéis, bielas, coletor de admissão, novo comando e uma taxa de compressão mais elevada (de 10,5:1 para 12,3:1), além de novos periféricos eletrônicos e do novo módulo de comando do propulsor. O resultado, segundo o fabricante, foi a elevação dos números de potência e torque (de 108 cv de potência e 17,1 kgfm de torque a 3.200 rpm para 111 cv e 17,7 kgfm de torque a 2.600 rpm), com a redução de 21% (Cobalt) e 30% (Spin) no consumo de combustível.

Mudaram também as transmissões, com uma nova caixa manual de seis marchas e a automática de seis marchas de terceira geração, a mesma utilizada na nova geração do Cruze. Completam o pacote de novidades a direção, agora com assistência elétrica no lugar da hidráulica, sistema de freios modernizado e novos rolamentos (que oferecem menos resistência à rolagem), suspensão recalibrada e rebaixada em 10 mm e os pneus verdes.

Reestilizado no ano passado, o Cobalt segue em linha com três configurações: LTZ manual, LTZ automático e Elite. Além das mudanças citadas, o sedã ficou 36 kg mais leve, boa parte disso graças a adoção de aços de alta resistência em painéis e reforços estruturais da carroceria. O Cobalt passa a oferecer o sistema OnStar e o sistema multimídia MyLink2 em todas as versões e o painel digital passa a contar com bússola, indicador de mudança de marchas e de baixa pressão dos pneus.

Lançada em 2012, a Spin segue sem alterações no visual na linha 2017. Mas estreia um sistema de grade ativa para do radiador. Pioneiro no Brasil, o equipamento movimenta automaticamente uma série de aletas de acordo com a velocidade e a demanda por refrigeração. O objetivo é reduzir o arrasto aerodinâmico e, segundo o fabricante, facilitar o aquecimento do motor em dias frios. Outra mudança foi na estrutura, que ficou 33 kg mais leve graças à adoção de novos materiais.

Até então ausente no modelo, o sistema OnStar passa a ser oferecido de série em todas as versões. E por falar nisso, muda a gama de versões da Spin. A nova configuração de entrada é a LS, enquanto a LT agora está disponível apenas com transmissão manual. No lugar da LT automática entre a versão Advantage. Completam a gama a versão de topo LTZ (com câmbio manual ou automático) e a aventureira Activ (só com câmbio automático).

Confira as versões e preços dos Cobalt e Spin 2017:

Cobalt

LTZ 1.8 MT (R$ 62.190): faróis de neblina, vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro, monitor de pressão dos pneus, computador de bordo, ar-condicionado, rodas de liga leve de 15 polegadas, piloto automático, sistema multimídia MyLink2, volante multifuncional, sistema OnStar com pacote Exclusive, direção com assistência elétrica.

LTZ 1.8 AT (R$ 66.990): os mesmos da LTZ manual, mais câmbio automático de seis marchas.

Elite 1.8 AT (R$ 68.990): todos os anteriores mais rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho exclusivo, câmera de rê, sensor de chuva e sistema de acendimento automático dos faróis.

Spin

LS 1.8 MT (R$ 57.990): ar-condicionado, vidros e travas elétricas, roda de aço de 15 polegadas com calotas, alarme, coluna de direção regulável, direção com assistência elétrica, monitor de pressão dos pneus, sistema OnStar com pacote Safe e sistema de grade ativa.

LT 1.8 MT (R$ 61.490): todos os anteriores mais rodas de liga leve de 15 polegadas, volante multifuncional, rack de teto, antena no teto, sistema multimídia MyLink e sistema OnStar com pacote Protect.

Advantage 1.8 AT (R$ 66.990): adiciona faróis de neblina, espelho retrovisor elétrico, rodas de alumínio com acabamento escurecido, sensor de estacionamento, computador de bordo e piloto automático.

Activ 1.8 AT (R$ 69.990): todos os anteriores mais rodas de liga leve de 16 polegadas com desenho exclusivo, detalhes de acabamento aventureiros, bancos com revestimento exclusivo, estepe na tampa do porta malas e sistema OnStar com pacote Exclusive e função de navegação com setas.

LTZ 1.8 MT (R$ 67.990): os mesmos da Advantage, mais terceira fileira de assentos, faróis com máscara escurecida e espelhos retrovisores na cor da carroceria.

LTZ 1.8 AT (R$ 71.990): os mesmos da LTZ 1.8 MT, porém com câmbio automático de seis marchas.