Com 400 cv de potência, Audi RS Q3 é um esportivo para a família

Equipado com motor de cinco cilindros 2.5 turbinado, o Audi RS Q3 acelera da imobilidade aos 100 km/h em 4,5 segundos e ainda oferta uma dinâmica empolgante

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Audi RS Q3
Foto: Divulgação

A receita de um SUV esportivo pode gerar antipatia em alguns puristas. Contraditória ou não, o Audi RS Q3 proporciona emoção ao volante quanto versatilidade, sendo comercializado nesta carroceria SUV (R$ 589.990) ou Sportback (R$ 605.990).

Entre eles, a particularidade fica pelo caimento abrupto do teto na variante com sobrenome Sportback, o que resulta na altura de 1,548 m ante 1,571 m do Audi RS Q3. De resto, ambos compartilham a plataforma MQB (Modularer Querbaukasten), as tecnologias embarcadas e a usina de força sob o capô.

Lá está, o propulsor de cinco cilindros 2.5 TFSI com turbo e injeção direta/indireta casado ao câmbio de dupla embreagem S-Tronic de sete velocidades. Com 400 cv de potência e 48,94 kgfm de torque, o membro do clã RS (sigla para RennSport) entrega uma potência-específica de 160 cv/litro e uma relação peso-potência de 4,28 kg/cv – 4,25 kg/cv no Audi RS Q3 Sportback devido ao peso de 1.700 kg contra 1.715 kg do modelo avaliado.

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Diversão garantida

O turbocompressor atua com 1,35 bar de pressão de trabalho, mas o famigerado turbolag (aquele atraso antes do caracol pegar para valer) está presente nas baixas rotações deixando o comportamento moroso até 3.500 rpm.


É a partir daí que o Audi RS Q3 vira um canhão deixando a impressão de acordamos um monstro adormecido e transmitindo um comportamento empolgante. Rápido nas reações, ele dispara sem esforços, porém, dependendo da situação, a caixa titubeia nas mudanças/reduções. Isso não ocorre durante as trocas sequenciais realizadas pelas borboletas atrás do volante ou pela alavanca de câmbio. 

O seletor de modos de condução Audi Drive Select possibilita alternar entre os modos de condução, os quais mudam determinados parâmetros do veículo, como as respostas do motor/transmissão, da direção e da tração quattro, por exemplo.

Audi RS Q3
Foto: Divulgação

Se a ideia é dirigir calmamente os programas Auto, Efficiency e Comfort são os mais indicados. E a diversão exaltada no Dynamic, o qual configura o carro para uma maior entrega de desempenho, assim como deixa a direção mais firme e as mudanças de marchas acompanhadas de “pipocos” emitidos pelas duas saídas ovais de escape.

Há ainda o Individual, o RS1 e o RS2, os dois últimos escolhidos pelo botão no volante permitindo gravar individualmente os parâmetros da mesma forma que muda a grafia do quadro de instrumentos 100% digital de 12,3″.

O contato com o solo é mérito dos pneus de medidas 225/35 R21 possibilitando uma alta capacidade de aderência ao passo que as suspensões são 10 mm rebaixadas na comparação com o Q3 e Q3 Sportback (um estilo encontrado no Q5 Sportback e no Porsche Cayenne Coupé, para citar). Elas possuem um acerto “durinho”, mas não ao ponto de incomodar no uso diário. Basta ter (muito) cuidado com os buracos/remendos no asfalto devido ao perfil baixo dos “borrachudos”.

Audi RS Q3
Os pneus possuem perfil 35 tanto no eixo dianteiro quanto atrás (Foto: Divulgação)

Embora pregado no chão, ao passar do ponto o Audi RS Q3 demonstra uma tendência de sair de frente – a tração integral quattro distribui o poderio mecânico entre os eixos. 

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Habitabilidade 

A carroceria do SUV da Audi mede 4,506 m de comprimento, 1,851 m de largura, 1,571 m de altura e 2,680 m atribuindo um bom espaço para as pernas/joelhos de quem viaja atrás. Para comparar, na geração passada, construída sobre a plataforma PQ 35, eram 4,411 m, 1,841 m, 1,580 m e 2,603 m. 

Uma vez dentro do novo Audi RS Q3, o acabamento seduz pela qualidade dos materiais e os detalhes em Alcantara tanto no painel, no volante quanto nas laterais de portas. A posição de dirigir é exemplar, assim como os bancos esportivos acomodam magnificamente o corpo e o volante de base reta facilita o acesso ao interior da mesma forma que garante uma empunhadura perfeita.

A crítica fica pela visibilidade traseira, mas o porta-malas acomoda 530 litros (mesmo tamanho do Q3 Sportback). Rápido no gatilho e com uma condução embalada pelo ronco metálico do propulsor de cinco cilindros turbinado, o Audi RS Q3 é capaz de também promover muita versatilidade e praticidade.


FICHA TÉCNICA 

Audi RS Q3
Preço básico: R$ 589.990
Carro avaliado: R$ 589.990

Audi RS Q3
Motor: cinco cilindros em linha 2.5, 20V, turbo, injeção direta e indireta, duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape
Cilindrada: 2480 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 400 cv a 5.900 rpm
Torque: 48,9 kgfm a 1.950 rpm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem banhada a óleo, sete marchas 
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multi-link (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: integral sob demanda
Dimensões: 4,506 m (c), 1,851 m (l), 1,571 m (a)
Entre-eixos: 2,680 m
Pneus:
Porta-malas: 530 litros
Tanque: 63 litros
Peso: 1.715 kg
0-100 km/h: 4s5
Vel. máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo cidade: 7,0 km/l 
Consumo estrada: 8,8 km/l
Emissão de CO2: 172 g/km
Nota do Inmetro: E
Classificação na categoria: E (Extra grande)

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