07/05/2021 - 14:46
A Ferrari 812 Superfast impressionou os fãs da marca italiana em 2017, com o seu motor de 800 cv. Mas a Casa de Maranello resolveu dar um passo além e revelou recentemente os modelos 812 Competizione e Competizione A (cupê e targa, respectivamente), modelos de edição limitada que chegam para roubar da Superfast o posto de modelo de rua mais potente da história da empresa.
+ Ferrari abandonada por 55 anos deve atingir R$ 14 milhões em leilão
+ Avaliação: Mercedes GLA 2021 é SUV 1.3 com visual esportivo por R$ 325.900
+ Avaliação: Mercedes-AMG C 63 S é esportivo para colocar na lista de carros dos sonhos
+ Avaliação: por R$ 24 milhões e com motor V12, Pagani Huayra é grito de resistência contra esportivos elétricos
Partindo do motor 6.5 V12 da 812 Superfast, a Ferrari conseguiu extrair 30 cv adicionais. Pode parecer um ganho modesto, mais foi feito mantendo a aspiração natural, em um motor que já era bem extremo.
A faixa vermelha do conta giros subiu de 9.000 rpm para 9.500 rpm com a adoção de novos componentes como pistões com bielas de titânio e pinos com revestimento de carbono tipo diamante, virabrequim rebalanceado, novos comandos de válvulas e cabeçote reprojetado, além de alterações no sistema de lubrificação, refrigeração e alimentação de combustível.
Nas versões aberta e fechada, o propulsor de 12 cilindros é combinado com um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, que embora mantenha as mesmas relações da Superfast ganhou uma nova programação eletrônica para fazer trocas até 5% mais ágeis. Conjunto que permite ao modelo de rua mais empolgante da Ferrari atingir cerca de 340 km/h e acelerar de 0-100 km/h em 2,85 segundos na Competizione.
No visual, a Competizione traz um pacote aerodinâmico exclusivo, que inclui a retirada das tomadas de ar sobre os faróis, além da adoção de uma traseira completamente renovada, marcada por um para-choque com nova tomadas de ar e difusores redesenhados.
O objetivo foi garantir a geração de mais força aerodinâmica, além de uma refrigeração mais eficiente para o motor e sistema de freios, também exclusivo para o modelo, além de deixar o modelo 38% mais leve, com a adoção mais extensiva de fibra de carbono no interior e exterior e até nas rodas de 20″.
As Ferrari 812 Competizione e Competizione A serão oferecidas pelo fabricante apenas para um grupo “muito exclusivo” de colecionadores e entusiastas da marca, destacou em nota o fabricante.
Mais na Motor Show
+ Paradas em fábricas de veículos devem se estender até o 2º semestre, aponta Anfavea
+ Editorial: sob o domínio dos SUVs (ou: até tu, Bond?)
+ BMW lança novos Série 1 e Série 2 no Brasil
+ Câmara aprova projeto que prevê pagamento proporcional em pedágios
+ Carros autônomos: conheça os seis níveis de automação
+ Veja como lavar o carro por fora corretamente