30/09/2024 - 19:15
Após o lançamento do BMW M3 CS, agora é a vez de o BMW M4 CS chegar ao Brasil. O cupê é um modelo adicional ao portfólio M, juntando-se a outros esportivos como BMW M2, BMW M3 e BMW X6M. Juntos, os modelos de alto desempenho BMW M e M Performance bateram recorde de vendas no primeiro semestre de 2024 na América Latina, com 2.502 unidades comercializadas, um aumento de 5% em relação ao primeiro semestre de 2023.
O preço público sugerido para o lançamento é de R$ 1.399.950.
Com visual e desempenho agressivos, o BMW M4 CS usa um motor similar ao do BMW M3 CS. São seis cilindros em linha, tecnologia TwinPower Turbo com pressão das duas turbinas aumentada para render 550 cv de potência (40 cv a mais do que o M4 Competition) e 650 Nm de torque. Ou seja, 100 Nm a mais do que o M4 Competition.
A transmissão M Steptronic tem oito marchas e a tração é integral, gerenciada pelo sistema M xDrive intelligent all-wheel drive. Com esse conjunto, o M4 CS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e leva 11,1 segundos para atingir 200 km/h a partir do zero. A velocidade máxima é limitada em 302 km/h.
Disponível nas cores Isle of Man Green (Individual Frozen), Cinza Brooklyn, Riviera Blue (Individual) e Preto Safira, o BMW M4 CS se destaca visualmente pela grade BMW em forma de rim e sem moldura, para reduzir o peso, e com design inspirado nos carros de corrida. Assim como foi apresentado no M3 CS, os recursos estéticos incluem linhas de contorno vermelhas. Outro item estético que compõe o visual do modelo é o tapete de veludo, transformando o interior em um ambiente refinado e exclusivo.
Os faróis são em LED adaptativo e acrescentam outro toque particularmente marcante à dianteira do novo BMW M4 CS com daylights exclusivos na cor amarela e ficam acessos durante a sequência de boas-vindas e quando os faróis baixos ou altos estão ligados.
O BMW M4 CS possui parte de sua composição feita em fibra de carbono, resultando em um grande alívio do peso, que melhora ainda mais seu desempenho. Apliques no interior, teto, bancos e itens externos são de fibra de carbono. O modelo também utiliza esse material leve e de alta tecnologia no capô, entradas de ar, capas dos espelhos retrovisores externos, difusor traseiro e spoiler. Os assentos M Carbon também contribuem para manter o peso baixo na cabine.
A tecnologia de chassis do BMW M4 CS foi ajustada precisamente às características de desempenho do motor, ao conceito geral do veículo e à sua distribuição de peso. As configurações específicas do modelo para o sistema DSC e o modo dinâmico M também foram aprimoradas pensando em demandas específicas da condução em circuito de alta velocidade.
As configurações de cambagem das rodas, amortecedores, molas e barras estabilizadoras servem para otimizar a precisão da direção e de controle lateral em curvas. Os amortecedores controlados eletronicamente e a suspensão adaptativa M do novo BMW M4 CS também vêm em uma configuração exclusiva, assim como a direção M Servotronic com relação variável. Sistema de freios de Carbono – Cerâmica também é específico para a versão CS.
Medindo 19 polegadas no eixo dianteiro e 20 polegadas no traseiro, as rodas M com acabamento Gold Bronze são de série. Os pneus especiais foram desenvolvidos especificamente para o modelo CS e tem dimensões de 275/35 R19 na frente e 285/30 R20 na traseira.
Criada para uso extremo, a versão CS também tem diversos atributos para tornar o modelo ainda mais veloz, como o Diferencial Ativo M no eixo traseiro – cujo funcionamento também é variável – que contribui para a sensação característica do M ao acelerar nas curvas.
Há também o menu M Setup, que permite que o motorista mude da configuração padrão de tração integral para o modo tração integral Sport, que direciona uma proporção ainda maior de torque do motor para as rodas traseiras. O motorista também pode desligar completamente o sistema DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade) e ativar o modo tração traseira. Ao enviar a potência de tração apenas para as rodas traseiras e suprimir qualquer intervenção dos sistemas de controle de estabilidade, esta configuração permite uma experiência de condução ainda mais intensa e divertida.
O BMW M4 CS também é equipado com o sistema M Drive Professional, que conta com funções M Drift Analyser e M Laptimer para avaliar e registrar habilidades de condução e desempenho na pista, como também vem com M Traction Control, que oferece ajustes na aceleração, na curva de torque e na programação dos sistemas de controle de tração e de estabilidade para dar mais segurança em terrenos difíceis, ou uma pilotagem ainda mais direta e esportiva – de acordo com a escolha do motorista.
No que diz respeito à tecnologia, o BMW M4 CS conta com sistema interativo para facilitar a condução do veículo e proporcionar uma melhor experiência a bordo, tais como: Driving Assistant, Parking Distance Control, carregamento wireless para celulares, assistente de farol alto e Head-up display.
Para a conectividade do BMW M4 CS, são oferecidos Serviços Connected Drive, Pacote Connected Professional, Smartphone Integration, BMW Live Cockpit Professional e BMW teleservices. O modelo também tem compatibilidade com o My BMW App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, e acionar a ventilação do carro. Além disso, com o My BMW App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível de combustível, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade).
Todas as unidades que chegam ao Brasil têm garantia de 24 meses e BMW Service Inclusive (BSI) disponível. O BSI é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos por um período de 3 anos ou 40.000 km, o que ocorrer primeiro.