Global e moderno, o VW Up era oferecido até agora apenas com (o ótimo) motor 1.0 com apenas 3 cilindros. Para quem busca mais desempenho, porém, novas versões chegam às concessionárias em agosto. Não são 1.4, 1.5 ou 1.6, como os rivais; têm o mesmo 1.0, mas com importantes aprimoramentos: comando variável também no escape (o aspirado só tem na admissão), injeção direta e – principalmente – uma turbina! 90% das peças do motor são novas.

É o suprassumo do downsizing: um 1.0 tricilíndrico turbo com potência e torque de 1.6 (105 cv e 16,1 kgfm) garante ao up! desempenho melhor o de muito sedã e crossover 1.8 e, ao mesmo tempo – pasmem! – o menor consumo de todos os modelos vendidos no Brasil (impressionantes 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada com gasolina, de acordo com os rigorosos testes do Inmetro; na prática, é fácil passar de 20 km/l na estrada).

Se esse 3 cilindros já agrada bastante na versão aspirada, aqui é apaixonante: com todo o torque disponível a meras 1.500 rpm, as respostas ao pedal direito são sempre imediatas, garantindo uma dose enorme de diversão ao volante. A prova de 0-100 km/h é vencida em 9s3/9s1, a máxima é de 182/184 km/h (gasolina/etanol) e as retomadas impressionam. O câmbio de engates justos e precisos só ajuda a tornar a condução mais prazerosa, apesar da relação mais longa (com mudanças apenas no diferencial, alongado 26%), que garante rotações baixas que no motor MPI dirigindo na mesma velocidade. O Up TSI ainda ganhou freios maiores.

Oferecido em todas as versões exceto a de entrada take, o Up turbinado tem sempre a tampa traseira preta com a inscrição TSI. Há, ainda, uma série especial limitada, chamada  speed, que vem na cor branca, com detalhes internos e externos exclusivos. Custam sempre R$ 3.100 a mais que a versão aspirada e vêm sempre com controle de tração – um investimento que vale muito a pena!

A avaliação completa e mais detalhes sobre o up TSI você encontra na edição de agosto da MOTOR SHOW, que chega no início do mês às bancas.

Confira abaixo os preços e a ficha técnica do Up TSI:
move up!                     R$ 43.090
cross up!                     R$ 47.490
high up!                       R$ 48.040
black/red/white up! (apenas TSI)    R$ 48.690
speed up!                    R$ 49.990

Volkswagen Up 1.0 TSI
Motor: 3 cilindros em linha 24V, turbo, injeção direta, duplo comando de válvulas variável
Cilindrada: 999 cm³
Combustível: flex
Potência: 101 cv a 5.000 rpm (g) e 105 cv a 5.000 rpm (e)
Torque: 16,8 kgfm a 1.500 rpm (g/e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Tração: dianteira
Direção: elétrica
Dimensões: 3,645 m (c), 1,645 m (l), 1,504 m (a)
Entre-eixos: 2,421 m
Pneus: 185/60 R15 (175/70 R14 nas versões de entrada)
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 951 kg
0-100 km/h: 9s3 (g) e 9s1 (e)
Velocidade máxima: 182 km/h (g) e 184 km/h (e)
Consumo cidade: 13,8 km/l (g) e 9,6 km/l (e)
Consumo estrada: 16,1 km/l (g) e 11,1 km/l (e)
Nota no Inmetro: A
Classificação na categoria: A (Subcompacto)
Emissão de CO2: 88 g/km