E a BMW continua os testes da injeção de água para aumentar a potência dos motores. Depois de instalar o equipamento no safety car M4 da MotoGP, a marca alemã agora utiliza como cobaia um hatch Série 1, equipado com um motor a gasolina 1.5 de três cilindros e 136 cv. A ideia é desenvolver o aparato para o uso nos carros de produção.

A injeção de água de forma controlada dentro dos cilindros reduz a temperatura da câmara de combustão em até 25°C, permitindo o uso de taxa de compressão maior, a alteração no ponto de ignição e um aumento na pressão do turbo, sem gerar sobrecarga nos componentes internos do conjunto. O resultado é um ganho de até 10% na potência e torque, com redução de 8% no consumo de combustível. Tudo gerenciado pela central eletrônica do motor.

Melhorado em relação ao M4. o equipamento do Série 1 não necessita do abastecimento constante do tanque de água. O conjunto é capaz de recuperar o líquido condensado no ar-condicionado (que em um carro normal é desperdiçada por meio de um dreno).

O injetor de água é uma evolução do utilizado nos motores de aviões antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, o equipamento era usado somente em curtos períodos de tempo e em regime de potência máxima, sob o risco de perda de potência e de quebra. Problema que foi eliminado pelo avanço da tecnologia.