PreviousNext

O Chevrolet Onix e o Prisma de segunda geração estreiam na linha 2017 com as maiores novidades desde o lançamento dos dois modelos. Além da dianteira e traseira remodeladas, os compactos da marca da gravata dourada ganharam novos equipamentos de série e novidades mecânicas. Os preços partem de R$ 44.890 (Onix) e R$ 53.690 (Prisma). (Confira no link os detalhes do aventureiro Onix Activ)

A dianteira concentra as maiores mudanças visuais nos dois modelos. Além dos faróis, o para-choque e a grade também são novos e seguem a nova identidade visual da Chevrolet. Na traseira, novas lanternas e para-choque. O Prisma recebeu ainda uma tampa do porta-malas com um discreto aerofólio. Nas laterais, a novidade são as novas calotas e as rodas de 15 polegadas na versão LTZ. Além do visual, mais de 100 componentes foram retrabalhados, com o objetivo de reduzir o peso e, ao mesmo tempo, elevar a rigidez estrutural do conjunto. Com as mudanças, o Onix perdeu, em média, 32 kg e o Prisma, 33 kg.

No interior, as mudanças foram mais pontuais. O quadro de instrumentos manteve o mesmo desenho básico, mas os instrumentos ganharam novos grafismos. As laterais de porta são novas, com os puxadores reposicionados. Os comandos de ventilação também mudaram, e o acionamento do ar-condicionado agora é feito pelo seletor de temperatura. Os bancos ganharam espuma mais macia e novos revestimentos. Na linha 2017, a central multimídia MyLink agora é de segunda geração, compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Outra novidade é a adoção do OnStar em todas as versões dos dois modelos. O sistema, que estreou no ano passado no Cruze e que permitia desde a realização de consultas na internet e orientação de navegação, até a localização do veículo em caso de roubo, passa a contar também com uma função Diagnóstico, que permite até consultar a pressão dos pneus do veículo por meio de um aplicativo no celular.

As funções disponíveis variam de acordo com a versão. No LT 1.0 sem MyLink, o OnStar permite o monitoramento do veículo e o acesso a informações e funções do veículo por meio de aplicativo no celular. Nos Onix e Prisma LT com a central multimídia, fica disponível também a função Emergência, que informa automaticamente os serviços de emergência em caso de acidente e permite também solicitar o serviço de socorro mecânico. Já na versão de topo LTZ, o sistema opera com a função Concierge (assistente pessoal) e Navegação.

MOTOR E CÂMBIO

Na mecânica, os motores são basicamente os mesmos 1.0 e 1.4 de quatro cilindros utilizados desde o lançamento dos dois modelos, mas com mudanças para melhorar o rendimento. Pistões, bielas, sistema de arrefecimento e central de controle eletrônico são novos, enquanto o processo de brunimento do bloco e o tipo de lubrificante sofreram alterações.

Com as mudanças, o motor 1.4 manteve os mesmos números de potência e torque (98/106 cv e torque de 13/13,9 kgfm a 4.800 rpm com gasolina e etanol, respectivamente), mas ficou mais eficiente, com redução no consumo de até 18% (Onix)  e 22% (Prisma). A marca não divulgou os dados do propulsor 1.0.

Os compactos estreiam ainda o sistema de direção com assistência elétrica (antes era hidráulica) e as transmissões também são novas. A caixa manual agora tem seis marchas, enquanto a caixa automática, que já tinha seis velocidades, ganhou melhorias para tornar as trocas mais rápidas e lineares mesmo nas trocas manuais. Completam o pacote de mudanças os freios retrabalhados e a suspensão recalibrada, com o objetivo de melhorar o comportamento em altas velocidades.

VERSÕES E PREÇOS:

Chevrolet Onix

LT 1.0 (R$ 44.890): 

Direção com assistência elétrica, ar-condicionado, sistema antifurto, vidros dianteiros e travas elétricas, sistema de som com bluetooth, banco do motorista com regulagem de altura e sistema OnStar com pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), limpador e desembaçador traseiro e rodas de aço de 14 polegadas com calotas. OPCIONAIS: interior com acabamento em preto e cinza, central multimídia MyLink de segunda geração, volante multifuncional, luz de cortesia no porta-luvas, abertura do porta-malas na chave, retrovisor interno com botão de acesso ao OnStar e OnStar pacote Protect (com sistema de alerta de emergência).

LT 1.4 MT (R$ 49.590) e LT 1.4 AT (R$ 54.790):

Todos os itens de série e opcionais do LT 1.0, mais coluna de direção com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro e rodas de aço de 15 polegadas. OPCIONAIS: transmissão automática de seis velocidades, piloto automático e volante com revestimento premium.

LTZ 1.4 MT (R$ 54.790) e LTZ 1.4 AT (R$ 59.790):

Todos os anteriores, mais computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos, bancos com revestimento em tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com lanterna em LED, faróis de neblina, rodas de alumínio de 15 polegadas e OnStar com pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação). OPCIONAIS: transmissão automática de seis velocidade, piloto automático e volante com revestimento premium.

Chevrolet Prisma

LT 1.4 MT (R$ 53.690) e LT 1.4 AT (R$ 58.990):

Direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura e sistema OnStar pacote Protect (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência), limpador e desembaçador traseiro e rodas de aço de 15 polegadas com calotas, sistema multimídia MyLink de segunda geração, volante multifuncional, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, abertura do porta-malas na chave, sistema antifurto e sensor de estacionamento. OPCIONAIS: transmissão automática de seis velocidade, piloto automático e volante com revestimento premium.

LTZ 1.4 MT (R$ 58.690) e LTZ 1.4 AT (R$ 64.690):

Todos os anteriores, mais acabamento interno em duas cores (preto e marrom escuro), vidros traseiros elétricos, bancos com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com luz de posição em LED, faróis de neblina, rodas de alumínio de 15 polegadas e OnStar pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação). OPCIONAIS: transmissão automática de seis velocidade, piloto automático e volante com revestimento premium.

Confira a avaliação completa dos dois modelos na edição de agosto da MOTOR SHOW