PreviousNext

A Toyota apresentou hoje (2/8) em Atibaia (interior de SP) as já tradicionais versões Platinum dos Etios Hatch e Sedan. Agora, porém, elas não se limitam a ter apenas equipamentos extras e detalhes diferentes. Ganham um visual todo exclusivo, com direito a grade e para-choques com design inédito, desenvolvido aqui no Brasil, saias laterais e rodas esportivas. As mudanças de fato deram uma bela incrementada visual nos modelos.

Essas duas novidades complementam a linha 2017 do Etios, à venda desde abril (leia aqui) com novo painel, todo digital e configurável, suspensões recalibradas, mais segurança (incluindo isofix), motores nacionalizados e aprimorados e, enfim, versões automáticas (confira aqui a avaliação do hatch com a nova transmissão e leia aqui um comparativo do Etios Sedan com seus rivais).  

Segundo Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, o design dos modelos foi desenvolvido pelo novo Centro de Pesquisa Aplicada, que em breve será inaugurado oficialmente na velha fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para aumentar a localização dos produtos, aprimorar a tecnologia de acordo com os gostos e necessidades locais e – claro – desenvolver novos produtos para nosso mercado.

As diferenciações visuais externas estão principalmente nas grades e para-choques exclusivos, bem mais arrojados, mas também há rodas esportivas, saias laterais, lanternas escurecidas e – no caso do sedã – um aerofólio traseiro. No interior, os bancos também inéditos misturam couro legítimo e material sintético, mas o grande destaque está na central multimídia Toyota Play, que, além dos recursos das demais versões, como bluetooth e tela sensível ao toque, conta com DVD player, tevê digital e navegador por GPS, além mais botões (para quem não gosta de comandar tudo na tela) e câmera de ré. À boa lista de itens do Etios XLS o Platinum ainda se soma o sensor de estacionamento traseiro. O modelos está disponível nas cores Prata Lua Nova, Branco Perolizado e Preto Infinito.

Os valores podem de início assustar, pois os R$ 65.990 pedidos pelo Sedan Platinum se aproximam do valor inicial do Corolla, que é tecnicamente superior, maior e tem um motor 1.8 que pode até ser aliado a um ótimo  câmbio CVT – no caso do Corolla GLi 1.8 AT, que sai por R$ 69.040. Lembre-se, porém, que esse modelo, destinado a não passar o limite para desconto para deficientes físicos, tem uma lista pobre de equipamentos; para se ter bancos de couro, por exemplo, o valor já sobe a R$ 81.730. E, por outro lado, é menos do que custa um Honda City, também 1.5, na versão (“pelada”) DX com câmbio CVT (R$ 65.200).

Para quem faz questão de um carro completinho, bom de guiar, econômico e com manutenção barata, esses Etios Platinum podem sim ser boas opções. Para estimular as vendas, além de recentes melhorias no modelo, a marca lançou o Ciclo Toyota, um sistema de vendas inédito no País, com flexibilidade no financiamento e recompra garantida. Em breve publicaremos mais a respeito. Por enquanto, confira acima a galeria de fotos e abaixo todas as versões, preços e equipamentos da linha Etios.

 

ETIOS SEDAN
X 1.5 16V MT – R$ 48.635
X 1.5 16V AT – R$ 52.300
XS 1.5 16V MT – R$ 51.840
XLS 1.5 16V MT – R$ 56.950
XLS 1.5 16V AT – R$ 60.640
PLATINUM 1.5 16V AT  – R$ – 65.990

ETIOS HATCH
X 1.3 16V MT – R$ 44.120
X 1.3 16V AT – R$ 47.770
XS 1.5 16V MT – R$ 49.135
XS 1.5 16V AT – R$ 52.800
XLS 1.5L 16V MT – R$ 54.040
XLS 1.5L 16V AT – R$ 57.720
Cross 1.5L 16V MT – R$ 57.550
Cross 1.5L 16V AT – R$ 61.240
PLATINUM 1.5 16V AT – R$ 62.490

EQUIPAMENTOS

VERSÕES X:
Computador de bordo, antena short pole, descança-braços (versão AT), banco traseiro rebatível, direção elétrica, ar-condicionado, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura das portas, para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, alarmes de portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros elétricos dianteiros/traseiros, travas elétricas, airbag duplo, ABS, rodas aro 14 com calotas

VERSÕES XS:
Adicionam: sistema de som (MP3/bluetooth/aux./USB), piloto automático (versão AT), piloto automático (versão AT); comandos de áudio e do computador de bordo no volante, difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca de câmbio cromados, abertura do porta-malas por botão, bancos bicolores, alto-falantes e tweeters, função EcoWallet no computador de bordo (colocando o valor pago pelo litro do combustível, calcula o valor gasto com combustível).

VERSÕES XLS:
Adicionam: rodas de liga leve aro 15, sistema de som touch screen com espelhamento de smartphones, faróis de neblina, acabamento cromado na tampa do porta-malas, revestimento do volante em couro, retrovisores externos com repetidores de seta e acabamento dos bancos “padrão couro”.

VERSÃO CROSS (SÓ HATCH):
Adiciona (À XLS): rodas exclusivas, costura nos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com inscrição Cross e apliques na carroceria

VERSÃO PLATINUM (NOVAS)
Adicionam (à XLS): câmera de ré, rodas com design esportivo, acabamento preto na coluna central, grade dianteira na cor do carro, máscara negra nos faróis e lanternas traseiras, acabamento dos bancos em couro e material sintético, aerofólio traseiro (somente Sedan), sensor de estacionamento traseiro, bancos que mesclam couro e material sintético, sistema multimídia Toyota Play (ganha TV digital, DVD e navegador por GPS)