26/10/2025 - 10:00
Exceto seus 30 anos de Brasil, a Audi não teve mais o que comemorar em 2024. Terceira colocada no ranking de emplacamentos no segmento premium em 2023, a marca foi de 6.508 emplacamentos para 5.899 no ano seguinte, caindo para a quinta posição. A linha de produtos tinha estrelas como a perua esportiva RS 6, mas a entressafra de gerações no portfólio global prejudicava a oferta de produtos no mercado brasileiro.
“Não houve atrasos na renovação do nosso portfólio de veículos, o que ocorreu foi um encerramento no ciclo de vida dos produtos, o qual coincidiu com o lançamento de novos veículos e também uma ampliação da nossa gama de modelos disponíveis aos consumidores”, justifica a marca.
Mas, de repente, uma sequência de novidades deu protagonismo à Audi – ao menos midiático.
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A primeira delas, logo em janeiro, foi a chegada do novo A3 Sedan, agora alinhado à atual identidade global da marca, com destaque para o logotipo em 2D no centro da grade dianteira.
Partindo de R$ 289.990, o modelo que outrora foi o carro-chefe da marca no Brasil chegou mais equipado, com direito a bancos revestidos em microfibra e sistema de som 3D de 680 W. O motor 2.0 TFSI dispensou o sistema híbrido, manteve os 204 cv e teve o torque elevado para 32,6 kgfm, ante os 30,6 kgfm da configuração anterior.
Meses depois foi a vez do A3 Sportback, principal referência no segmento de hatches médios, hoje reduzido a modelos importados.
Na sequência, a Audi confirmou o A5 para o Brasil. Revelado globalmente no ano passado, o substituto do A4 – que encerrou uma carreira de 30 anos – foi o carro mais vendido da marca em setembro.
“O novo A5 nasce como um protagonista da nova era da Audi, sendo o primeiro de uma série de novos produtos que serão apresentados no Brasil nos próximos meses, como os novos Q3 e Q5”, destacou à época Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.
Ocorre que o Q3 não apenas será vendido, mas também fabricado no Brasil a partir do próximo ano. A planta de São José dos Pinhais, no Paraná, produzirá tanto o Q3 quanto o Q3 Sportback.
“Neste momento, estamos entrando na fase de adaptação e, em breve, poderemos revelar todas as tecnologias que ofereceremos neste carro em nosso País”, prometeu Rogério Varga, Head de Assuntos Governamentais e Jurídico da Audi do Brasil.
Quanto ao Q5 – cuja terceira geração é o primeiro SUV da marca das quatro argolas a adotar a inédita Plataforma Premium a Combustão (PPC) – já pode ser reservado por preços que partem de R$ 484.990. Lançado globalmente em 2008, o modelo vem sendo fabricado há oito anos na planta da Audi em San José Chiapa, no México.
Elétricos e esportivos voltam com força
A necessária renovação da linha de produtos da Audi no Brasil tem como representante mais moderno entre os elétricos o Sportback A6 e-tron, segundo modelo da fabricante construído na Plataforma Elétrica Premium (PPE), nova arquitetura desenvolvida especificamente para esse tipo de veículo.
Por R$ 649.990, inaugura por aqui os Audi Rings traseiros iluminados e também tem no currículo o título de carro mais aerodinâmico da história da marca e do Grupo Volkswagen, com coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cd) de 0,21. Sua bateria de 100 kWh oferece autonomia de 445 quilômetros (dados do Inmetro) e pode ser recarregada de 10% a 80% em 21 minutos, de acordo com a empresa.
As linhas S e RS também tiveram protagonismo ao longo do ano. Um dos modelos mais viscerais da marca, o RS 3 pôs a imprensa a falar da Audi três vezes dentro de um mês. Em março, por conta da confirmação do retorno do modelo ao mercado brasileiro e da divulgação dos preços (que chegam a R$ 714.990 na configuração Track), e no início do mês seguinte registrando-se a abertura da pré-venda.
E fez o mesmo com o RS 6 Avant GT: primeiro avisou que dez das 660 unidades produzidas da perua esportiva seriam destinadas ao Brasil; dois meses depois, passou para contar estava entregando o carro de R$ 1.999.990 aos proprietários.
Outros que reforçaram a gama de esportivos da Audi foram o RS Q8 Performance, SUV de R$ 1,3 milhão e 640 cv, e a dupla SQ5 e SQ5 Sportback – que concluíram a leva de 13 lançamentos de 2025, a maior ofensiva da empresa na última década.
Curso de pilotagem e novo CEO
No meio de tantos lançamentos, a marca ainda retomou o curso de pilotagem Audi Driving Experience, que terá a segunda edição do ano iniciada no próximo dia 28. Ao desembolsar R$ 6.490, o participante tem quatro dias de treinamentos teóricos e práticos ao volante de quase todos os modelos da gama e com pilotos certificados.
E trocou de liderança: o alemão Sascha Sauer substitui o chileno Daniel Rojas no posto de CEO e Presidente. “Suas prioridades estratégicas incluem avançar o plano de eletrificação da marca no País, fortalecer as iniciativas de vendas e pós-vendas, evoluir os processos de digitalização e o envolvimento do cliente por meio de plataformas de experiência exclusivas, além de aprofundar as parcerias com a rede de concessionárias”, explica a empresa.
