Como anda a segunda geração do crossover BMW X1

0
9762

 

Não é mais novidade para a Motor Show falar da produção nacional do BMW X1. Nas edições 337 (abril/2011) e 379 (outubro/2014) já anunciávamos a produção do crossover no Brasil. O X1 é um dos mais bem sucedidos carros da BMW e desde seu lançamento em 2009 já vendeu mais de 740.000 unidades ao redor do mundo – no Brasil, são 17.000 veículos vendidos.


As primeiras unidades da segunda geração do X1 são importadas da Alemanha (produzido em Leipzig). A produção do modelo na fábrica de Araquari (SC) inicia no primeiro trimestre deste ano. São três versões: sDrive20i GP (R$ 166.950), sDrive20i X-Line (R$ 179.950) e xDrive25i Sport (R$ 199.950) – essa última, é a mais potente e a única dotada de tração integral.    

Feito sobre a plataforma UKL – também utilizada pelo Série 2 Active Tourer e os Minis Hatch e Clubman, por exemplo -, a carroceria do X1 diminuiu 15 mm no comprimento, mas cresceu 53 mm na altura e 23 mm na largura beneficiando o espaço interno da cabine. A posição de dirigir foi elevada em 40 mm para melhorar a visibilidade e a distância entre a primeira e a segunda fileira de bancos está 23 mm maior. O porta-malas oferece 505 litros (85 litros a mais que o modelo anterior) podendo ir a 1.505 litros com o banco traseiro rebatido.  

O motor de quatro cilindros 2.0 TwinPower Turbo (não é biturbo) a gasolina oferece 192 cv e 28,5 kgfm ou 231 cv e 35,7 kgfm (na versão xDrive 25i Sport). Comparado ao antigo propulsor, os engenheiros da BMW mexeram no diâmetro e no curso permitindo ganhar 1 Kgfm de torque.  

A transmissão é automática de oito marchas para todas as configurações. Depois do pioneiro Série 2 Active Tourer, o X1 também passa a ter tração dianteira – a única versão com tração integral é a xDrive 25i Sport. A tração dianteira não tira o brilho desse BMW e o X1 continua preservando as suas qualidades dinâmicas. Esse crossover oferece um bom controle de carroceria, além de boas doses de estabilidade nas curvas e pouca rolagem.

As suspensões cooperam no controle e a rigidez dos amortecedores mudam ao escolher o modo de condução Sport. As belas rodas aro 18 vestem pneus Run-Flat, que sacrificam um pouco o conforto dos ocupantes ao passar sobre buracos ou outras imperfeições do asfalto. Outros pontos positivos, são as respostas da caixa de direção bem diretas ao esterço e o trabalho da caixa automática de oito marchas – as trocas sequenciais podem ser feitas pelas borboletas atrás do volante ou na alavanca.

O novo estilo do X1 trouxe um coeficiente de arrasto (Cx) mais baixo – 0,28 contra 0,33 do modelo antecessor. Isso é traduzido por menos ruído externo e menor consumo. Ao dirigir a 100 km/h, o ponteiro do conta-giros marca 1.750 rpm e a 120 km/h, a 2.000 rpm cooperando no conforto acústico. Além disso, em velocidades entre 50 e 160 km/h e ao aliviar o pé do pedal do acelerador é engatado o ponto morto eletrônico do câmbio para diminuir o gasto com gasolina. Já o Start-Stop desliga o propulsor 2-litros durante breves paradas.

Uma boa notícia vai para os consumidores que gostam de enfrentar um fora de estrada leve nos finais de semana. O X1 aguenta o “tranco”, com freios ABS Off-Road e traz pela primeira vez o HDC (Hill Descent Control). Contudo, se você é um cliente mais urbano, uma comodidade é o BMW ConnectedDrive com informações de trânsito em tempo real, concierge, chamada de emergência inteligente, entre outros. O BMW Remote possibilita o acesso a funcionalidades do carro por meio de aplicativos para smartphone com plataforma Android e iOs (iPhone e iPads).

O X1 vem bem recheado de série e, entre os itens de fábrica, traz de série desde a versão de entrada sDrive 20i GP os faróis de full-LED, rodas aro 18, revestimento em couro Sensatec, navegação, BMW ConnectedDrive, ar-condicionado automático digital, borboletas atrás do volante para trocas sequenciais e piloto automático. O intermediário sDrive 20i X-Line traz todos os itens da sDrive20i GP mais teto-solar panorâmico, kit X-Line, espelhos rebatíveis com memória e aquecimento, porta-malas motorizado e bancos dianteiros com ajustes elétricos. Já a topo de linha xDrive 25i Sport traz o kit Sport Line, tração integral, 41 cv de potência a mais, rodas aro 19 e som HiFi.   

Confira a abaixo a lista de equipamentos.

Conteúdo das versões

BMW  X1 sDrive20i GP (R$ 166.950)
Servotronic, teclas multi-funções no volante, volante esportivo em couro, tapetes em veludo, retrovisor interno com função anti-ofuscante, apoio dianteiro central retrátil para o braço, pacote interno de conveniência, ar condicionado automático digital, velocímetro com leitura de km, pacote de luzes internas, sistema de navegação, BMW Teleservices, chamada de Emergência Inteligente, serviços ConnectedDrive, informação de Trânsito em tempo real,serviço de Concierge, serviços remotos, connectedPack, CD player, rack system em preto, rodas de liga leve Double-spoke estilo 567, aro 18, acabamento interno em Oxide Silver dark com detalhe em Preto high-gloss, revestimento em couro sintético Sensatec, estepe de emergência, alarme, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, sensor de chuva, com acionamento automático dos faróis baixos, faróis full-LED, pneus RunFlat, piloto automático com função de freio, transmissão automática esportiva com shift paddle, função Start/Stop, kit de ferramentas completo, regeneração de energia de frenagem, airbags duplos frontais, airbags de cortina dianteiros e traseiros, conexão AUX-in no console central, airbags laterais e dianteiros, banco traseiro bi-partido 40/20/40, freios a disco ventilados com ABS, controle de tração, farol de neblina traseiro.

BMW X1 sDrive20i X Line (R$ 179.950)
Servotronic, teclas multi-funções no volante, volante esportivo em couro, retrovisores externos com função de memória, rebatimento e aquecimento, abertura e fechamento automático do porta-malas, tapetes em veludo, retrovisor interno com função anti-ofuscante, bancos dianteiros com ajustes elétricos, apoio dianteiro central retrátil para o braço, pacote interno de conveniência, ar condicionado automático digital, velocímetro com leitura de km, pacote de luzes internas, sistema de navegação, BMW Teleservices, chamada de Emergência Inteligente, serviços ConnectedDrive, informação de Trânsito em tempo real, serviço de Concierge, serviços remotos, ConnectedPack, CD player, teto solar elétrico panorâmico, rodas de liga leve, estilo 569, aro 18, rack system em aluminio satinado, acabamento interior em Black High Gloss com detalhes em Pearl Chrome, X Line, revestimento em couro sintético Sensatec, estepe de emergência, Alarme, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, sensor de chuva, com acionamento automático dos faróis baixos, faróis full-LED, pneus Run Flat, controle de cruzeiro com função de freio, transmissão automática esportiva com shift paddle, Controle de performance,  função Start/Stop, regeneração de Energia de Frenagem Airbags duplos frontais, conexão AUX-in no console central airbags laterais dianteiros, banco traseiro bi-partido 40/20/40, airbags de cortina dianteiros e traseiros, freios a disco ventilados com ABS, controle de estabilidade, tecnologia car e key memory, controle de tração, farol de neblina traseiro.

BMW X1 xDrive25i Sport (R$ 199.950)
Servotronic, teclas multi-funções no volante, volante esportivo em couro, retrovisores externos com função de memória, rebatimento e aquecimento, abertura e fechamento automático do porta-malas, tapetes em veludo, retrovisores externos com declinação e rebatimento, retrovisor interno com função anti-ofuscante, bancos dianteiros com ajustes elétricos, apoio dianteiro central retrátil para o braço, bancos esportivos dianteiros, pacote interno de conveniência, ar condicionado automático digital, velocímetro com leitura de km, pacote de luzes internas, sistema de Navegação, BMW Teleservices, chamada de Emergência Inteligente, serviços ConnectedDrive, informação de Trânsito em tempo real, serviço de Concierge, serviços Remotos, ConnectedPack, CD player, sistema de alto falantes HiFi, teto solar elétrico panorâmico, acabamento externo BMW Individual em high-gloss shadow line, rodas de liga leve Y-spoke, estilo 511, aro 19, rack system BMW Individual em High-gloss Shadow line, acabamento interior em Alumínio escovado com destaque em Piano Black, sport Line, revestimento em couro sintético Sensatec, estepe de emergência, alarme, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, sensor de chuva, com acionamento automático dos faróis baixos, faróis full-LED, ActiveFlex, pneus Run-Flat, controle de cruzeiro com função de freio, transmissão automática esportiva com shift paddle, controle de performance, função Start/Stop, regeneração de energia de frenagem, airbags duplos frontais, conexão AUX-in no console central, airbags laterais dianteiros, banco traseiro bi-partido 40/20/40, airbags de cortina dianteiros e traseiros, freios a disco ventilados com ABS, controle de estabilidade,teccnologia car e key memory, controle de tração, farol de neblina traseiro.

FICHA TÉCNICA
BMW X1 sDrive 20i X-Line
Preço básico: R$ 179.950
Carro avaliado: R$ 179.950

BMW X1 sDrive 20i X-Line
Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando variável, turbo, injeção direta, start-stop
Cilindrada: 1.998 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 192 cv a 5.000 rpm
Torque: 28,5 kgfm de 1.250 rpm
Câmbio: automático sequencial, oito marchas
Direção: elétrica
Suspensão: independente (d e t)
Freios: discos ventilados (d e t)
Tração: dianteira
Dimensões: 4,439 m (c), 1,821 m (l), 1,612 m (a)
Entre-eixos: 2,670 m
Pneus: 255/55 R17 (d) e 275/55 R17 (t)
Porta-malas: 505 litros
Tanque: 51 litros
Peso: 1.560 kg
0-100 km/h: 7s7
Velocidade máxima: 225 km/h
Consumo cidade: n/d
Consumo estrada: n/d
Emissão de CO2: n/d
Nota do Inmetro:n/d
Classificação na categoria: n/d