O sistema start-stop, antes encontrado somente em carros de segmentos superiores, passa a car mais próximo dos consumidores “comuns”. O Fiat Uno Evolution 2015 é o primeiro carro nacional de série com essa tecnologia, que ajuda a poupar combustível e a reduzir a emissão de poluentes ao desligar o motor 1.4 durante breves paradas, como nos semáforos. Segundo a Fiat, a economia de combustível chega a 20%. Mas a inclusão dessa tecnologia, desenvolvida pela Bosch em parceria com a Fiat, demandou alguns aperfeiçoamentos. Entre eles, um novo motor de partida especí co com vida útil de 340.000 ciclos (seis vezes maior se comparado a um sem start-stop), pneus “superverdes” com baixa resistência ao rolamento, bateria de 60Ah com maior capacidade de regeneração, alternador de 120Ah e rede CANbus com maior capacidade (passou de 11 para 29 bits) para possibilitar rapidez ao sistema eletroeletrônico do carro.

O funcionamento é muito simples: basta parar o carro e engatar o ponto-morto do câmbio manual usando a embreagem para que o motor se desligue automaticamente. Para isso acontecer, antes o sistema checa uma série de parâmetros, como porta e capô fechados, cinto de segurança a velado, se a velocidade foi maior que 7 km/h por mais de 2 segundos, entre outros. Para religar o motor novamente, não basta tirar o pé do freio como em carros automáticos, mas sim pressionar a embreagem (a partida acontece em 0,4 segundo). No trânsito de Buenos Aires, o sistema impressionou pela suavidade de trabalho tanto na hora de ligar quanto ao desligar o motor – supera até alguns modelos importados equipados com essa tecnologia vendidos no Brasil. 

Existem algumas situações nas quais o start-stop funciona sem a intervenção do motorista. Um exemplo: quando o tempo de parada for superior a 165 segundos. Se preferir, o motorista pode desligar o sistema por um botão no painel. Elogios vão também para o câmbio manual de cinco marchas com engates mais justos e precisos, em comparação ao modelo anterior. E aí, cou interessado? O Fiat Uno Evolution 2015 tem preço de R$ 35.000, enquanto o Ford Ka SE 1.0 custa R$ 35.390 e o VW Up High 1.0 sai por R$ 36.520.