24/05/2025 - 15:00
Hoje em dia, boa parte dos carros modernos já traz a função de desativação do airbag do passageiro. Como bom exemplo, a picape Chevrolet S10 recentemente ganhou essa função de série na linha 2026. Mas, afinal, o que fazer para desativar o airbag do passageiro, e qual o motivo disso?
Antes de mais nada, vale uma breve explicação sobre o airbag: trata-se de uma bolsa de ar inflável (exatamente o que significa seu nome, “bolsa de ar”), que, através de mecanismos de pirotecnia, se infla em milissegundos durante uma colisão.
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Os airbags do painel se abrem em acidentes frontais, enquanto os laterais e de cortina costumam inflar apenas em colisões laterais ou capotamentos. Todos têm o mesmo objetivo: evitar que os ocupantes do veículo se choquem diretamente com volante, painel, colunas, laterais de portas e afins.
A intensidade da colisão que infla um airbag vai de acordo com inúmeras variáveis (desaceleração, força do impacto, ângulo da batida, até uso do cinto de segurança), mas, uma coisa é fato: se usado de forma incorreta, esse valioso sistema de segurança pode se tornar uma arma fatal. Segundo estudos, as bolsas se enchem a mais de 300 km/h.

Por que desativar o airbag do passageiro?
Um dos motivos para fazer a desativação do airbag do passageiro é o transporte de crianças pequenas no banco da frente do veículo. Embora, por lei, crianças menores de 10 anos ou 1,45 m de altura não possam viajar no banco da frente de um veículo, algumas situações abrem exceções dentro do próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Dentre elas, se o veículo em questão tiver apenas bancos dianteiros, ou se o banco traseiro já estiver cheio de crianças. Nesses casos, a criança pode viajar na frente. Porém, como já dito antes, o airbag pode ser perigoso, especialmente para crianças pequenas ou, principalmente, cadeirinhas infantis com bebês ou crianças de colo.
E é justamente para proteger o pequeno que for no banco dianteiro que existe a opção de desativação do airbag do passageiro. Além disso, a função também pode atender em casos de transporte de objetos grandes ou mesmo animais no banco do copiloto. Lembrando que, em praticamente todos os carros, é possível desativar apenas o airbag frontal do passageiro, aquele que vai embutido no painel.

As bolsas do motorista (dentro do volante), laterais dianteiras (embutidas nos bancos da frente), de cortina (rente à parte superior das janelas), de joelhos (dentro do painel, parte inferior), e laterais traseiros (nas laterais do banco traseiro) não tem opção de desligamento fácil.
Como desativar o airbag do passageiro?
São várias formas de desativar o airbag do passageiro, que variam de carro para carro, ou de uma marca para outra. Quase sempre, é através de configurações no painel de instrumentos, interruptores em locais específicos, ou então algumas espécies de “travas” liberadas apenas com a chave do carro.
Em alguns Renault nacionais e Volvo, por exemplo, a desativação é feita através de travas giratórias na lateral direita do painel, visíveis apenas com a porta do passageiro aberta.

A Chevrolet e a Hyundai também instalam a função no local, dependendo do modelo, porém exigem o comando como o de uma fechadura, utilizando a chave do veículo. No caso de alguns Ford, a tal “fechadura” pode estar dentro do porta-luvas, também.
Outros carros trazem o on/off do airbag frontal do passageiro no menu do próprio painel de instrumentos do veículo, dispensando controles físicos. É o caso dos Fiat, Jeep e Ram fabricados no Brasil (desde Argo até Rampage), que requerem apenas alguns cliques no volante multifuncional para acessar a função na tela do painel.

Porém, vale lembrar: airbag é sistema de segurança, e dos mais importantes na proteção dos ocupantes em acidentes. Ou seja: faça o desligamento do airbag do passageiro apenas em casos como aqueles citados acima, de crianças, objetos ou animais no banco da frente. Logo depois, não esqueça de ligar o dispositivo novamente. Pode salvar uma vida, literalmente!