13/05/2025 - 14:38
A Ram entregou duas picapes zero km para o surfista tricampeão mundial e medalhista olímpico Gabriel Medina, parceiro da marca no Brasil. O atleta recebeu das mãos de Juliano Rossi, vice-presidente da Ram para a América do Sul, e Herlander Zola, vice-presidente de operações comerciais da Stellantis Brasil, uma grandalhona 1500 Laramie Night Edition, tabelada em R$ 600 mil, e uma Rampage R/T, de R$ 300 mil.

O atleta esteve na Ram House, em São Paulo capital, para receber as duas picapes, que irá utilizar no dia a dia e em viagens. Durante a cerimônia, Medina também entregou aos executivos pranchas de surfe autografadas.
Cheia de superlativos e com capacidade para puxar quatro Fiat Argo juntos, ao mesmo tempo, a Ram 1500 Laramie entregue ao atleta tem motor biturbo 3.0 a gasolina, com seis cilindros em linha e diversas tecnologias, como injeção direta de combustível. Ele rende 426 cv de potência, com torque que beira os 65 mkgf, e está acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades. A tração é 4×4 com função de reduzida e bloqueio eletrônico de diferencial.

Para efeito de comparação, falamos de mais de quase quatro vezes mais potência do que entrega uma Fiat Strada 1.3 Firefly, e um torque quase cinco vezes mais poderoso que o da picapinha da Fiat. Pudera, a enorme Ram consegue rebocar até 4,5 toneladas, e impressiona pelo tamanho: são 5,90 m de comprimento, 2,07 m de largura, 1,97 m de altura e quase 2.700 kg de peso.

Novamente colocando a 1500 Laramie lado a lado com a Strada cabine dupla, a Ram é 1,42 m maior no comprimento e pesa mais que o dobro da Fiat. Mais superlativos incluem o tamanho do seu tanque de combustível, com 125 litros, ou o aro das suas rodas (22”, versus 15” da Strada), que tem acabamento escurecido.

Apesar de grande, pesada e bruta, a picapona norte-americana acelera como um esportivo: demora apenas 5,3 segundos no 0 a 100 km/h, número digno de Audi’s e BMW’s mais poderosos. O consumo, porém, não vai além dos 7 km/l de gasolina, de acordo com o INMETRO.

Dentre suas soluções tecnológicas, grade ativa do radiador (abre ou fecha de acordo com a demanda de refrigeração do motor), ou modo Aero do seu sistema de suspensões pneumáticas (ela reduz sua altura com relação ao solo acima de 100 km/h, para diminuir o arrasto aerodinâmico). Aliás, as tais suspensões a ar também trazem dois modos off-road predefinidos (24 ou 26 cm de altura livre do solo) e uma configuração de embarque e desembarque (reduz essa distância para 15,6 cm).
Também é de série tampa traseira da caçamba com abertura e fechamento totalmente elétricos e automáticos pela chave, estribo lateral que se recolhe ou abre sozinho, seletor de tipos de terreno (Auto, Reboque, Sport, Neve e Off-Road), e ainda é possível instalar uma capota com abertura/fechamento elétricos para a caçamba de 1.200 litros.

A 1500 traz um leque de assistentes inteligentes de condução, conhecidos como ADAS. Ela é capaz de acelerar e frear sozinha, de acordo com a velocidade do carro da frente (piloto automático adaptativo), e também reconhece perigos a frente, alertando o motorista e, se for preciso, ativando os freios automaticamente. Também é capaz de “ler” as faixas da pista, acusando quando o carro está saindo da trajetória, e até mesmo corrigindo sozinho com atuação no volante. Além disso, identifica o cansaço do motorista, placas de sinalização e consegue ativar e desativar automaticamente o farol alto, dependendo do trânsito a frente.

Por dentro, um largo console central divide as poltronas dianteiras, ambas com ajustes elétricos e memória de posição para o motorista. Os bancos da frente ainda contam com sistema de refrigeração e aquecimento, enquanto o traseiro é capaz de aquecer o assento. O volante tem regulagens elétricas, assim como os pedais, para que o motorista se ajuste melhor no posto de condução. Ainda há câmeras 360º, retrovisor interno com câmera traseira, carregador de celular sem fio para dois dispositivos ao mesmo tempo, ar-condicionado digital automático de três zonas, multimídia de 14,5” vertical com GPS e conexão com a internet.

A lista segue com painel de instrumentos digital de 12,3”, head-up display de 10” (projeta informações de condução no parabrisas), luzes ambientes da cabine em LED personalizável, teto-solar panorâmico, sistema de som assinado pela Harman Kardon com 900 Watts de potência, e mais. Com o pacote Night Edition, a 1500 Laramie ganha aspecto mais esportivo com partes em preto brilhante pela carroceria, rodas escurecidas, além de faróis e lanternas com máscaras negras.

Além dessa 1500, o atleta ainda colocou na garagem uma Rampage R/T, única Ram de fabricação nacional. Ela traz perfil mais esportivo, além de motor 2.0 turbo a gasolina com 272 cv de potência e mais de 40 mkgf de torque, e opera junto de uma transmissão automática de nove velocidades. A tração também é 4×4 com reduzida e, segundo a fabricante, ela demora apenas 6,9 segundos na prova de 0 a 100 km/h, correndo até 220 km/h.

A parceria da Ram e Gabriel Medina começou no final de 2024 e inclui patrocínio em sua prancha de surfe, além de outras ações com o atleta.