05/07/2024 - 6:50
A Ford iniciou as inscrições para a venda do Mustang GTD no continente europeu e, de quebra, revelou pela primeira vez detalhes do interior do supercarro de edição limitada.
Na América do Norte, onde a venda já se encerrou, o modelo registrou mais de 7.500 pedidos. O preço? US$ 325.000 ou R$ 1,78 milhão em conversão direta.
Ele começará a ser produzido no final do ano para clientes “selecionados”.
O veículo é desenvolvido pela Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho da marca, e pela Multimatic, de veículos especiais para competição.
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Entre os destaques, o modelo tem um uso mais extensivo de fibra de carbono, aerodinâmica ativa, suspensão inédita com ajuste de mola e altura, motor V8 de 5.2 litros de 800 cv de potência superalimentado com cárter seco, transmissão traseira de oito velocidades com dupla embreagem, eixo de transmissão de fibra de carbono e freios de carbono-cerâmica.
Versão para a Europa
Para a Europa, a Ford reservou a opção chamada de “Carbon Series”, equipada com pacote “Performance” que inclui aerofólios e um divisor maior na dianteira, flaps na parte inferior da carroceria e um sistema de redução de arrasto na asa traseira. Os seus elementos aerodinâmicos ativos reduzem o arrasto em linha reta sem sacrificar a aderência nas curvas, diz a marca.
Além de uma dianteira exclusiva e rodas de magnésio de 20 polegadas, o pack remove alguns materiais de isolamento acústico para reduzir o peso do veículo. Com isso, faz parte das estratégias da Ford que o Mustang GTD atinja um tempo de volta abaixo de 7 minutos em Nurburgring, na cronometragem que será feita este ano.
“Muitos carros esportivos se destacam em uma coisa. Mas para um carro fazer uma volta rápida em Nurburgring ele precisa ser ótimo em tudo: curvas, aderência, frenagem, aceleração”, diz Greg Goodall, engenheiro-chefe do Mustang GTD.
Comandos
O cockpit do Mustang GTD é inspirado em caças a jato. Os bancos são Recaro e o volante tem base plana e aro grosso, com revestimento em couro e inserções em fibra de carbono.
Outra exclusividade do Mustang GTD são os botões no volante para ajuste da suspensão e do modo de escapamento. Há também dois novos botões à frente do seletor de marcha rotativo para acessar os Track Apps – recursos de performance na pista – e ativar a elevação do eixo dianteiro, que ajuda a evitar obstáculos em estacionamentos e garagens.
Os novos paddle shifters de titânio impressos em 3D e com um formato hexagonal. O acabamento em titânio também está presente no seletor de marcha rotativo no console.
O Mustang GTD também usa a tecnologia de games Unreal Engine no multimídia SYNC 4, com gráficos de boas-vindas e despedida exclusivos na tela de 13,2 polegadas e no painel digital de 12,4 polegadas. Há ainda um novo mostrador de performance, com o indicador de marcha e o tacômetro no centro.
O Mustang GTD Carbon Series traz consigo o capô, o teto e o deck traseiro sem pintura para destacar a carroceria em fibra de carbono.
Para ele, a Ford oferece seis opções de cores: vinho Chroma Flame, cinza Polymimetic, vermelho Race, preto Shadow, branco Frozen e azul Lightning, com ou sem listras esportivas e pinças de freio pintadas em azul, vermelho ou preto.