05/07/2024 - 6:50
A Ford iniciou as inscrições para a venda do Mustang GTD no continente europeu e, de quebra, revelou pela primeira vez detalhes do interior do supercarro de edição limitada.
Na América do Norte, onde a venda já se encerrou, o modelo registrou mais de 7.500 pedidos. O preço? US$ 325.000 ou R$ 1,78 milhão em conversão direta.
Ele começará a ser produzido no final do ano para clientes “selecionados”.
O veículo é desenvolvido pela Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho da marca, e pela Multimatic, de veículos especiais para competição.
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Entre os destaques, o modelo tem um uso mais extensivo de fibra de carbono, aerodinâmica ativa, suspensão inédita com ajuste de mola e altura, motor V8 de 5.2 litros de 800 cv de potência superalimentado com cárter seco, transmissão traseira de oito velocidades com dupla embreagem, eixo de transmissão de fibra de carbono e freios de carbono-cerâmica.
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Versão para a Europa
Para a Europa, a Ford reservou a opção chamada de “Carbon Series”, equipada com pacote “Performance” que inclui aerofólios e um divisor maior na dianteira, flaps na parte inferior da carroceria e um sistema de redução de arrasto na asa traseira. Os seus elementos aerodinâmicos ativos reduzem o arrasto em linha reta sem sacrificar a aderência nas curvas, diz a marca.
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Além de uma dianteira exclusiva e rodas de magnésio de 20 polegadas, o pack remove alguns materiais de isolamento acústico para reduzir o peso do veículo. Com isso, faz parte das estratégias da Ford que o Mustang GTD atinja um tempo de volta abaixo de 7 minutos em Nurburgring, na cronometragem que será feita este ano.
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“Muitos carros esportivos se destacam em uma coisa. Mas para um carro fazer uma volta rápida em Nurburgring ele precisa ser ótimo em tudo: curvas, aderência, frenagem, aceleração”, diz Greg Goodall, engenheiro-chefe do Mustang GTD.
Comandos
O cockpit do Mustang GTD é inspirado em caças a jato. Os bancos são Recaro e o volante tem base plana e aro grosso, com revestimento em couro e inserções em fibra de carbono.
Outra exclusividade do Mustang GTD são os botões no volante para ajuste da suspensão e do modo de escapamento. Há também dois novos botões à frente do seletor de marcha rotativo para acessar os Track Apps – recursos de performance na pista – e ativar a elevação do eixo dianteiro, que ajuda a evitar obstáculos em estacionamentos e garagens.
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Os novos paddle shifters de titânio impressos em 3D e com um formato hexagonal. O acabamento em titânio também está presente no seletor de marcha rotativo no console.
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O Mustang GTD também usa a tecnologia de games Unreal Engine no multimídia SYNC 4, com gráficos de boas-vindas e despedida exclusivos na tela de 13,2 polegadas e no painel digital de 12,4 polegadas. Há ainda um novo mostrador de performance, com o indicador de marcha e o tacômetro no centro.
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O Mustang GTD Carbon Series traz consigo o capô, o teto e o deck traseiro sem pintura para destacar a carroceria em fibra de carbono.
Para ele, a Ford oferece seis opções de cores: vinho Chroma Flame, cinza Polymimetic, vermelho Race, preto Shadow, branco Frozen e azul Lightning, com ou sem listras esportivas e pinças de freio pintadas em azul, vermelho ou preto.