Cerca de seis meses depois de estrear novidades estéticas aqui no Brasil, quando ganhou para-choques retocados, novos arranjos internos das luzes, rodas inéditas e leves mudanças internas, o jipão Mercedes-AMG G63 recebeu nova versão, um pouco mais cara: a Manufaktur (assim mesmo, com escrita em alemão), que estreia por exatos R$ 2.146.900. A versão “convencional” é tabelada em cerca de R$ 2 milhões. 

O grande diferencial da Manufaktur (algo como “Fabricação Artesanal” em português), é, na realidade, um leque com milhares de tipos de personalização. Essa “grife” é um programa internacional da Mercedes, que permite ao comprador do carro inúmeras possibilidades de cores externas e internas, acabamentos, opcionais, acessórios, itens estéticos e funcionais. A maioria deles, exclusiva do programa.  

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Mercedes-AMG G63 Manufaktur – Foto: Mercedes-Benz/divulgação

No caso desse G63 que passa a desembarcar no Brasil, diretamente da Alemanha, há forrações e detalhes internos inéditos, bem como itens opcionais indisponíveis nas G63 “comuns”. Dentre eles, o sistema de suspensões ativas com modos off-road exclusivos, rack de teto multifuncional, parabarros nas rodas traseiras, rodas diamantadas aro 20, acabamento interno metalizado, forração em couro nappa etc. 

Mercedes-AMG G63 Manufaktur – Foto: Mercedes-Benz/divulgação

Para o Brasil, são 14 cores externas e 14 acabamentos em couro com padrões especialmente criados para o Manufaktur. Em combinação com itens opcionais, como rodas de 22 polegadas ou acabamentos internos em carbono, o SUV alemão consegue, praticamente, ter uma configuração única para cada exemplar.  

Mercedes-AMG G63 Manufaktur – Foto: Mercedes-Benz/divulgação

As personalizações são realizadas durante o fluxo de produção do modelo. Todo o processo de produção de um G63 Manufaktur pode levar de 1 a 2 meses, dependendo da configuração montada pelo cliente.  

O Mercedes Classe G existe no mundo desde 1979, e agora em 2025 comemora seu 46º aniversário. A variante esportiva do SUV raiz, de início preparada pela Brabus e depois pela AMG, deu as caras pela primeira vez no finalzinho da década de 80. Essa linha atual G63 faz parte da série W465, que é praticamente uma segunda reestilização da geração produzida desde 2018.  

Mercedes-AMG G63 Manufaktur – Foto: Mercedes-Benz/divulgaçãoMercedes-AMG G63 Manufaktur – Foto: Mercedes-Benz/divulgação

Sob o capô, um motorzão V8 biturbo 4.0 a gasolina, com 585 cv de potência e quase 87 mkgf de torque. Ele segue associado a transmissão automática de nove velocidades. Sua tração é integral permanente, com 60% da força enviada para as rodas dianteiras em condições normais.   

Mercedes-AMG G63 Manufaktur – Foto: Mercedes-Benz/divulgação

Ainda há a parceria de um conjunto híbrido-leve de 48 Volts, o conhecido BSG, que une motor de arranque ao alternador para criar um motor elétrico. No caso do jipão, o sistema rende 20 cv e 20,5 mkgf adicionais ao powertrain, ainda que por um tempo limitado durante as acelerações. 

Mesmo passando dos 2.600 kg, com quase 4,9 m de comprimento, 2,2 m de largura e 1,97 m de altura, o G63 é rápido como um superesportivo: cumpre a prova de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos, e atinge os 220 km/h de velocidade máxima.  

Mercedes-AMG G63 Manufaktur – Foto: Mercedes-Benz/divulgação

No mais, além do chassi com longarinas separado da carroceria, ele mantém o sistema de suspensões com estabilização ativa e amortecedores de carga variável (AMG Active Ride Control), seletor de modos de condução especial (AMG Dynamic Select), pinças de freios pintadas de prata, discos perfurados com ventilação nas quatro rodas, bloqueio eletrônico dos diferenciais frontal, central e traseiro. 

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A lista de itens de série do G63 inclui ar-condicionado digital automático de três zonas, iluminação ambiente em LED personalizável, câmera 360º, teto-solar, comandos de voz MBUX (“Hey Mercedes”), sistema de som Burmester 3D com 760 Watts de potência, navegador GPS 3D, um belo pacote ADAS e mais.