04/08/2024 - 6:50
Que tal um veículo subcompacto elétrico inspirado no Isetta dos anos 1950? Não estou falando do primeiro veículo com produção em série no Brasil, chamado de Romi-Isetta por conta da associação com o fabricante (grupo Romi), mas sim do Microlino.
Recentemente, uma nova versão de entrada do modelo, a Lite, foi apresentada pela companhia suíça no Salão de Genebra. Ela é destinada a um público que não possui habilitação.
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Como é?
Construído na fábrica da companhia, em Torino, Itália, ele possui visual minimalista e dois bancos.
O Microlino Lite chega a uma velocidade máxima de 45 km/h e tem autonomia de 93 km (WMTC) – ou opcionalmente até 180 km com a adição de mais bateria.
Essa versão entrega até 12 cv de potência, enquanto a versão somente para adultos habilitados tem 16 cv. Nesta última configuração, a velocidade máxima também aumenta para 90 km/h. De série ele é equipado com uma bateria de íons de lítio de 5,5 kWh.
O pequenino conta com luzes de LED, aquecimento interno e porta-malas de até 230 litros. A carroceria pode ter a cor Venice Blue (foto de destaque) ou Berlin Anthracite Matt, com detalhes em laranja.
Opcionalmente, é possível agregar também um teto solar.
Idade mínima para conduzir
Comercializado na Europa a partir de 16.490,00 francos suíços (ou R$ 105.070), ele pode ser conduzido a partir de diferentes idades no Velho Continente. Veja abaixo:
14 anos: França e Itália.
15 anos: Suécia, Alemanha, Áustria e Espanha.
16 anos: Reino Unido, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Portugal, Grécia, Noruega e Romênia.
18 anos: Suíça, Liechtenstein e Dinamarca.
As vendas começaram em junho deste ano.
Micro
A Micro foi fundada em 1999 por Wim Ouboter. Segundo o fabricante, foi ele que cunhou o termo “micromobilidade”.
A companhia foi de scooters, que passaram a ser elétricas em 2013, até chegar no desenvolvimento do Microlino, em 2015, pelos filhos de Ouboter.