18/03/2025 - 10:02
Você lembra da marca Virgin? Ela está atrelada ao mundo da música e foi criada pelo bilionário britânico Richard Branson em 1970. Atualmente, ela faz parte de um grupo (Virgin Group), que contempla outras empresas de diversas áreas. Uma delas é a Virgin Atlantic, uma das maiores companhias aéreas do Reino Unido, que está apostando em táxi aéreo.
Em parceria com outra corporação, a Joby Aviation, que desenvolve táxis aéreos elétricos para serviços comerciais de passageiros, a Virgin anunciou o lançamento do serviço. A ideia é que a operação ocorra no Reino Unido e também nos Estados Unidos.
+ Alef, carro voador em pré-venda por R$ 1,7 milhão, decola na vertical em teste
+ Embraer confirma investimento de R$ 20 bi no Brasil; ‘carro voador’ será um dos destinos

As viagens serão de curta distância, sem interrupções e com emissão zero pelo Reino Unido, começando com conexões regionais e urbanas por meio de hubs da Virgin Atlantic em Heathrow e no Aeroporto de Manchester. As rotas terão até 100 milhas ou 160,93 km.

Os interessados poderão reservar um assento na aeronave por meio do aplicativo, site e outros canais da Virgin Atlantic.
Menos tempo
Para se ter uma ideia, as viagens no Reino Unido poderão incluir um voo de 15 minutos do Aeroporto de Manchester para Leeds, o que duraria algo como 1 hora de carro, ou uma viagem de 8 minutos do Aeroporto de Heathrow para Canary Wharf, em vez de 1h20 de carro.

Como é a aeronave?
O táxi aéreo elétrico da Joby foi projetado para transportar um piloto e até quatro passageiros a velocidades de até 320 km/h.
O modelo, que se assemelha a um eVTOL, utiliza seis hélices inclináveis que permitem que ele decole e pouse verticalmente com uma fração do ruído produzido pelos helicópteros de hoje (assista ao vídeo abaixo).
Futuro
Com o tempo, a expectativa das empresas é de construir uma rede de locais de pouso que ofereçam viagens rápidas por cidades e comunidades em todo o Reino Unido.
Os preços serão comparáveis às opções de compartilhamento de viagens terrestres premium existentes, segundo as companhias.
A Joby concluiu milhares de voos de teste, incluindo voos de exibição na cidade de Nova York (EUA), Japão e Coreia. As empresas não divulgaram uma data exata para a estreia do serviço.