Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid (Foto: divulgação)

Disrupção era apenas uma palavra esquecida no fundo dos dicionários quando a Porsche apresentou o Cayenne, um utilitário esportivo alto, largo e com espaço para uma família inteira, a antítese do que a marca alemã produz desde 1948 – cupês e cabriolets leves e velozes.

Dodge Durango SRT Hellcat (Foto: divulgação)

Em agosto de 2002, as primeiras unidades do Cayenne saíram de uma fábrica erguida exclusivamente para ele em Leipzig, na Alemanha, de onde saía embrulhado em três versões: S, de 340 cavalos; Turbo, com 450 cv; e Turbo S, cujos 521 cv soavam como o limite da insensatez para um veículo de quase dois metros e duas toneladas.

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Pouco mais de uma década depois, estamos com o pé esquerdo no freio do Cayenne Turbo E-Hybrid enquanto o direito pisa no acelerador até o conta-giros atingir cerca de 3.000 rpm. Destacado no centro do painel como em todo Porsche, o conta-giros hipnotiza o motorista com seu ponteiro escalando as rotações e o ronco grave que exala do escapamento avisa que não é mais possível conter o desespero dos 739 cavalos do Cayenne mais potente da história.

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid (Foto: divulgação)

A Porsche diz que esse carro acelera até os 100 km/h em 3,7 segundos, mas o que se sucede depois que o condutor libera o pedal do freio e os 96,9 kgfm de torque entram em ação parece não caber em tão pouco tempo – o ganho de velocidade e a quantidade de coisas que ficam para trás são descomunais.

Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid (Foto: divulgação)

Parece que os olhos vão escapar do globo e o cérebro ferve para compreender como esse animal de 4,93 metros de comprimento, 1,98 de largura, 1,70 de altura e mais de 2,5 toneladas sai da inércia com tanta violência. Depois que a adrenalina passa, dá para rodar até 55 quilômetros no modo puramente elétrico.

Muscle SUV

O que é impossível no Dodge Durango SRT Hellcat, um mastodonte dotado de um 6.2 V8 (da lendária família Hemi) que, como ignorância pouca é bobagem, ainda traz um compressor mecânico. Pronto, temos uma espécie de muscle car dos SUVs com 720 cv e 65 kgfm de torque, orquestrados pela transmissão TorqueFlite de oito marchas.

Dodge Durango SRT Hellcat (Foto: divulgação)

Às vezes dá até vergonha de sair com ele na rua, urrando para outros no trânsito só pra cavar espaço. Convocar toda sua truculência significa transformar um pacato, obeso, espaçoso e confortável veículo familiar instantaneamente em um feroz superesportivo, uma espécie de ônibus escolar satânico que vai de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.

Dodge Durango SRT Hellcat (Foto: divulgação)

Numa estrada sinuosa, a direção é afiada o bastante e dignamente precisa para um carro de 2,5 toneladas. Suspenções independentes e pneus 295/45ZR abraçando rodas de 20 polegadas fizeram excelente trabalho no equilíbrio do carro. Os freios Brembo dão conta do recado.

Dodge Durango SRT Hellcat (Foto: divulgação)

Na cabine, traços do casamento (celebrado em 7 de maio de 1998 e que acabou em divórcio me 2007) entre a Daimler, dona da Mercedes, e a Chrysler, dona da Dodge, garantem a sensação de solidez e refinamento. Altura do banco e posição do volante são surpreendentemente boas, entregando uma postura realmente esportiva. Nada ruim também as acomodações na segunda fileira, com poltronas individuais, porta-copos e um generoso apoio de braço.

Dodge Durango SRT Hellcat (Foto: divulgação)

Marcando otimistas 320 km/h de velocidade máxima, o painel analógico é um belo antídoto contra a ditadura das telas digitais. Seu único defeito é esfregar na cara que é praticamente impossível superar os 4 km/l de média de consumo.

Confortável e espaçoso, o Durango Hellcat ainda tem um porta-malas que, capaz de carregar até 1.226 litros, é uma espécie de caverna acarpetada.

Hooligan

Outro membro recente do clube dos SUVs com mais de 700 cv é o Aston Martin DBX. Primeiro ele apareceu na versão AM24, que carrega o pedigree da Fórmula 1 nas cores compartilhadas com o Medical Car oficial da categoria.

Agora, o 4.0 V8 biturbo chega a 727 cv e 92 kgfm de torque na configuração S, apresentada na última semana.