Como evitar danos ao veículo em alagamentos


Com o verão e a chegada da estação das chuvas, aumenta o número de casos de veículos afetados por alagamentos. Confira abaixo algumas dicas sobre como proceder antes, durante e depois de trafegar com o automóvel por áreas alagadas:

5Atravessando

Divulgação

Se o nível da água ultrapassar o centro da roda, não tente cruzar o alagamento. Se não for o caso, mantenha o veículo em marcha reduzida e em baixa velocidade, com rotação do motor constante, em torno de 2.500 rpm. Não tire o pé do acelerador e nem troque de marcha.

4Atenção

Divulgação

Mesmo se você conseguir cruzar sem problemas um ponto de alagamento, fique atento ao comportamento do automóvel. Aumento de esforço ao esterçar o volante e o acendimento das luzes espia do painel podem indicar que alguns componentes elétricos ou sensores foram danificados pela água.

3Revisão

Divulgação

O ideal é fazer posteriormente uma revisão completa do automóvel. Faça a troca do óleo e filtros, verifique eixos, transmissão e sensores e realize também uma checagem do sistema elétrico, que pode futuramente apresentar problemas pela oxidação dos componentes.

2De surpresa

Divulgação

Se você for pego de surpresa com o seu veículo parado em um ponto de alagamento, não tente dar a partida no motor. Chame um guincho para removê-lo até a oficina.

1Limpeza

Divulgação

Além da higienização de bancos e carpetes, é recomendado fazer também a limpeza do sistema de ventilação, que pode estar contaminado por fungos e bactérias.

Fonte: Allianz Seguros