Assim como qualquer componente de manutenção periódica dos carros, os pneus estão caros. Por isso, é bom cuidar bem deles, para que durem mais. Sem contar que são componentes de extrema segurança no uso de um carro, especialmente em viagens e, ainda mais, nos dias de chuva. Pneus merecem muita atenção.  

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Veja algumas dicas de como cuidar bem dos pneus:  

Calibragem é regra

Calibrando pneu – Foto: Freepik

Faça a cada 15 dias ou 500 km, com os pneus ainda frios — de preferência até 3 km depois de sair da garagem. E nada de chute: siga sempre o que manda o manual do carro. 

Rodízio é saúde 

Pneu sendo conduzido – Crédito: Freepik/@standret

A troca de posição dos pneus ajuda a manter o desgaste uniforme. A conta padrão é a cada 8 mil km, mas vale conferir a recomendação da montadora. 

Sem exageros no peso

Pneus – Crédito: Freepik/@senivpetro

Carregar o carro além do limite pode comprometer a estrutura dos pneus e aumentar o risco de falhas. Consulte o peso máximo permitido e lembre-se de ajustar a pressão de acordo com a carga. 

Manutenção em dia

Coxim de suspensão – Foto: VedaOn/divulgação

Suspensão, freios e rodas influenciam diretamente o desgaste dos pneus. Amortecedores e molas cansados cobram a conta lá embaixo. 

Tamanho certo importa

Pneus e rodas Honda HR-V – Foto: Honda/divulgação

Usar rodas e pneus nas medidas recomendadas pelo fabricante garante desempenho, segurança e estabilidade. Evite priorizar a estética. 

Alinhamento e balanceamento

Alinhamento de rodas – Foto: Lucca Mendonça

Se o carro tomou uma pancada forte, se tem desgaste irregular ou passou por troca de peça da suspensão, já sabe: é hora de alinhar e balancear. 

Pneu errado, prejuízo certo

Mercedes Benz Classe X – Foto: Mercedes-Benz/divulgação

Não adianta usar pneu de asfalto na terra ou vice-versa. Cada tipo tem sua função, e usar o errado só acelera o desgaste. 

Olho no TWI

É ele que indica o limite de uso do pneu, através de uma marcação específica entre os sulcos. Está com menos de 1,6 mm de profundidade? Hora de trocar! 

Inspeção nos pneus e TWI – Foto: DPaschoal/divulgação

Fuja dos químicos

Produtos à base de petróleo, solventes e afins detonam a borracha. Mantenha os pneus longe dessas substâncias. 

Dirija com cuidado

Motorista
Motorista – Foto: Freepik/@ArthurHidden

Evite freadas fortes, curvas fechadas e pancadas em buracos ou lombadas. Direção suave é o melhor seguro para os pneus, e bolso também.