A prefeitura de São Paulo e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) confirmaram que o rodízio municipal de veículos estará suspenso nesta quarta-feira, 20. O motivo é o feriado do “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. Desta maneira, os veículos com final de placa 5 e 6 estão liberados para rodar.

Como funciona o rodízio?

No rodízio municipal, os veículos ficam impedidos de circular pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

A tabela funciona da seguinte forma: durante as segundas não podem circular automóveis com finais de placa 1 e 2. Já nas terças, 3 e 4. Nas quartas, são 5 e 6; nas quintas, 7 e 8; e nas sextas, 9 e 0. Isso nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.

Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista implica em infração de trânsito de nível médio, o que resulta em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 pontos no prontuário do motorista.

+ Detran alerta para novo golpe da CNH; veja como funciona para se proteger
+ Quais são os 10 carros usados mais vendidos no Brasil?

Também não vigoram as demais restrições existentes na cidade nesta quarta, 20. Veja abaixo:

• Rodízio de veículos pesados (caminhões);

• Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);

• Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);

• As faixas exclusivas de ônibus também estarão liberadas.

Ciclofaixa e Zona Azul

A ciclofaixa de lazer será ativada nesta quarta, das 7h às 16h. A Zona Azul, estacionamento rotativo, por sua vez, vai funcionar conforme a sinalização de cada local.