Meu trabalho na revista Motor Show vem desde o período da sua estreia, no segundo semestre de 1994. Trabalhei na publicação por 24 anos consecutivos, sendo 10 como Diretor de Redação. Ao longo dessa gloriosa fase de trabalho, sempre fui cercado de uma equipe compacta e muito, mas muito mesmo, competente.  

Uma das especialidades da Motor Show era a de desvendar segredos de nossa indústria automobilística, para que os leitores estivessem sempre afiados no porvir do mercado. Um trabalho árduo, que sempre requeria contatos estreitos com fontes da indústria, e dos mercados fornecedores de autopeças. 

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Foto: Diego Xavier Mendes

Claro que a colaboração dos nossos leitores também foi fundamental, porque eles eram nossos olhos em tudo o que acontecia pelo Brasil e mundo. E foi justamente com a colaboração de um leitor que Motor Show desvendou um segredo mundial da gigante Toyota, que, dada a sua importância, acabou aterrissando também aqui no Brasil.  

O Toyota Yaris pôde ser visto pela primeira vez com absoluta exclusividade por nossos leitores na edição impressa de setembro de 1997. Nosso leitor-espião, Diego Xavier Mendes, em férias de lua-de-mel na Itália, mais especificamente na cidade de Florença, presenciou uma movimentação estranha de uma filmagem publicitaria que estava sendo feita pelas ruas de lá. 

A estrela da propaganda era um carro pequeno, compacto, de desenho muito atraente e moderno, que chamou a atenção de nosso leitor. O hatch era mantido o tempo todo coberto com uma enorme capa de tecido, que atrapalhava fotos ou detalhes que pudessem ser observados.  

Mas isso não foi impedimento para nosso leitor-espião: com sua máquina fotográfica de turista, foi clicando o carro sempre que ele era descoberto para algum curto set de filmagem. O “paparazzi” revelou e rapidamente nos enviou as imagens, antes mesmo de sua volta de férias. Na época, as fotos foram digitalizadas e, através do computador, as ampliamos o quanto foi possível.

Diego e seu flagra na Europa – Foto: Diego Xavier Mendes

Como não havia super câmeras portáteis como hoje, logicamente, as imagens se granulavam a cada zoom.  Mas nós, na redação, queríamos saber, antes de mais nada, qual era a fabricante do tal carrinho. Só tínhamos como referência a placa fantasia com o nome “Funtime”.  

Foram pelo menos dois dias de muito estudo, utilizando todos os (poucos) recursos disponíveis naquele tempo, para sabermos, através de um adesivo colado sobre os emblemas, qual era o tal segredo. Depois de horas de ampliação e simulações de quem possuía aquele oval com algo no centro, bingo: sem sombra de dúvidas, eram os japoneses da Toyota. Restava agora saber qual era aquele novo produto que a marca pretendia lançar para o mercado europeu. E, quem sabe, até mundial, chegando ao Brasil… 

Foto: Diego Xavier Mendes

Partimos para saber que informações existiam pelo mundo, sobre um pequeno e compacto carro novo da Toyota. Nosso primeiro foco de informações críveis era da associada europeia, a revista Quattroruote, uma das melhores e mais conceituadas de todo o mundo.  

Nossos parceiros italianos eram muito respeitados quando o assunto era desvendar segredos sobre carros. Através deles, ficamos sabendo que a Toyota pretendia apresentar um novo carro compacto, ainda na forma de protótipo, no Salão de Frankfurt do ano seguinte, 1998. Sabia-se também que o carro ainda não tinha nome definido e, no Salão, o conceito seria…o “Funtime” (algo como “momento divertido”), justamente o que dizia a placa fantasia do hatch flagrado na Itália.  

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Carros conceito têm como objetivo testar a reação do público, e até mesmo da imprensa especializada, sobre um novo produto, que poderia ser criticado ou elogiado. O carro estava pronto e os japoneses da Toyota, queriam saber, na realidade, se ele agradaria. Tudo isso foi descoberto no desenrolar da reportagem, um trabalho muito intenso de jornalismo investigativo, que tinha como meta desvendar ao leitor que hatch era aquele, onde a Toyota pretendia chegar com a novidade e se ela estaria disponível no mercado brasileiro.  

Nesse levantamento que fizemos, descobrimos que carro era aquele, quem era o fabricante, o que ele pretendia e até os seus concorrentes diretos no mercado mundial e brasileiro. Lá, seriam Fiat Punto, VW Polo, Opel Corsa, Ford Fiesta e Renault Clio. Aqui, VW Gol, Chevrolet Celta e Ford Fiesta, Fiat Palio e também Renault Clio, que começaria a produção nacional meses depois.   

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No Salão de Genebra de 1998, a Toyota, para surpresa de todos, mostrou seu pequeno compacto já com o nome definitivo: Yaris. Também, de certa forma, acertamos sua chegada no mercado brasileiro, ainda que com 20 anos de atraso e algumas gerações adiante. O Yaris, hatch e sedan, foi ser lançado no mercado nacional apenas em 2018. Nesse caso, foi a estratégia da Toyota no Brasil que causou tamanha demora.  

No mundo, o carro já era sucesso desde o final dos anos 90, e ninguém falou dele antes de nós, da Motor Show. Com a enorme ajuda dos nossos leitores, claro…