Como pedir a versão digital do documento do carro

Versão eletrônica do CRLV estará disponível em todo o país até o dia 31 de dezembro

0
4170
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Depois da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNHe), o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe). O Detran do Distrito Federal será o primeiro a oferecer o documento eletrônico, mas até o dia 31 de dezembro todos os órgãos estaduais de trânsito deverão disponibilizar o CRLVe.

Além da adesão do Detran do estado de registro do automóvel (consulte no link), para obter a versão digital do documento do veículo é preciso que o veículo esteja licenciado em 2018. O acesso ao documento é feito por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (disponível na App Store e no Google Play), que é o mesmo utilizado para a CNHe. Depois de instalar o aplicativo, é necessário preencher um cadastro, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no CRV (antigo DUT).


Quem já usa a CNHe não vai precisar baixar o aplicativo novamente, bastando fazer a atualização para, posteriormente, adicionar os dados do veículo para ganhar acesso ao CRLVe. A versão digital traz todas as informações do CRLV de papel. O documento eletrônico traz um QR Code que pode ser lido em uma abordagem de trânsito para verificar se houve falsificação.