Fiat Cronos e VW Virtus já foram rivais ferrenhos em tempos passados, especialmente lá em 2018, quando ambos eram novidades no mercado nacional. Porém, o tempo passou, e outros rivais entraram na dança: Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20 Sedan renovado, Nissan Versa em nova geração e por aí vai. Mas ambos, Fiat e VW, seguem em produção e ainda na briga pela preferência do consumidor de sedans.  

+Avaliação: Fiat Cronos Precision 2026 ficou bonito, bom de guiar, e mais barato

+Recall: VW Virtus, Nivus e Saveiro tem airbag ‘incorreto’

PreviousNext

Na gama desses sedans, os dois tem versões que competem muito entre si, como é o caso do Cronos Drive 1.3 manual (R$ 112,5 mil) e VW Virtus Sense TSI manual (R$ 110 mil), que colocaremos nessa disputa. Qual vence? Para saber, ou ao menos tentar, vamos dividir a briga em alguns rounds: motorização, desempenho e consumo, espaço interno e porta-malas, visual, e equipamentos de série. Que vença o melhor… 

Motorização 

VW Virtus Sense TSI – Foto: divulgação

Nesse primeiro round, o Virtus sai na frente com seu 1.0 turboflex de três cilindros, com injeção direta de combustível e duplo comando variável, que entrega 109/116 cv de potência com 16,8 mkgf de torque (gas/eta). O câmbio é manual de cinco marchas. É mais moderno, e conta com soluções tecnológicas indisponíveis no rival. 

Cronos 1.3 manual 2026 – Foto: Fiat/divulgação

Já o Cronos aposta na tradição do 1.3 Firefly de aspiração natural, com duas válvulas por cada um dos quatro cilindros. Entrega 98/107 cv de potência com 13,2/13,7 mkgf de torque (gas/eta), associado também a uma transmissão manual com cinco marchas. Aposta na robustez dos motores Firefly e também na simplicidade de projeto, que leva a uma manutenção mais fácil. 

Desempenho e consumo 

Focando nos números oficiais, divulgados pelas duas marcas, temos uma vitória clara do Volks. Oficialmente, o Virtus Sense demora 9,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h com etanol (10,1s com gasolina), atingindo excelentes 201 km/h de velocidade máxima, também bebendo álcool (196 com gasolina). Enquanto isso, o Cronos Drive 1.3 manual cumpre a prova do 0 a 100 km/h em pelo menos 11 segundos (12 com gasolina), atingindo máxima de 184 km/h com etanol (178 com gasolina).  

Cronos 1.3 manual 2026 – Foto: Fiat/divulgação

Já no consumo de combustível, o Cronos só leva a melhor na condição de cidade bebendo gasolina, onde consegue 13,3 km/l, segundo o Inmetro (11,2 km/l no Virtus). No mais, o Volks leva a melhor na estrada com gasolina (15,8 km/l, contra 15,7 do Fiat), na cidade com etanol (9,3 km/l vs. 9,2 km/l), e na estrada com etanol (13,2 km/l no Virtus e 11,0 km/l no Cronos).  

VW Virtus Sense TSI – Foto: divulgação

De quebra, o modelo da Volks tem tanque maior, com 49 litros de capacidade, o que proporciona maior autonomia em viagens: 647 km com etanol e 774 km com gasolina. O rival italiano, enquanto isso, vem com tanque de 45 litros e autonomia de 495 km com etanol ou 706 km com gasolina. Todos números no percurso rodoviário.  

Cronos 1.3 manual 2026 – Foto: Fiat/divulgação

Espaço interno e porta-malas 

Com 2,65 m de distância entre-eixos, o Virtus vence quando o assunto é folga para pernas, joelhos e pés dos ocupantes, especialmente no banco traseiro. Além disso, ele também consegue ser 4 cm mais largo, com 1,76 m, contra 1,72 m do Fiat, que, inclusive, tem o mesmo entre-eixos do Argo: 2,52 m.  

PreviousNext

Esses 13 cm extras entre o eixo da frente e o de trás, e 4 cm de diferença de paralama a paralama, mudam bastante coisa na vida a bordo. O Cronos só vence na altura da carroceria, de 1,51 m, o que garante um pouquinho a mais de espaço para cabeça, e um entra-e-sai mais fácil.  

PreviousNext

Porta-malas? Quase um empate. Mas a vitória vai para o Fiat, com seus abundantes 525 litros e vão de abertura enorme, o que facilita a acomodação de objetos grandes no compartimento traseiro. No VW falamos de 521 litros, só 4 a menos, porém com uma “boca” um tanto mais baixa, horizontal.  

PreviousNext

Visual 

Esse ponto pode ser decisivo na hora da compra. Virtus e Cronos apostam em linhas de design distintas: o primeiro, mais sisudo, longo e baixo, traz a essência mais funcional e alemã, enquanto o Fiat aposta em algo mais esportivo e emocional. Altinho, “gorducho”, arredondado, com menor comprimento de carroceria. A decisão sobre qual dos dois é mais bonito, como sempre, depende do gosto de cada cliente.  

Cronos 1.3 manual 2026 – Foto: Fiat/divulgação

Porém, é fato que, na estética, o Virtus demonstra mais ser um carro de entrada: tem várias peças pretas em plástico sem pintura, calotas pequenas e pintadas de cinza, e um estilo que quer parecer robusto, mas deixa clara a proposta de “basicão”. O Cronos, por outro lado, é mais “ajeitado”: tem maçanetas pintadas, capas dos retrovisores em preto brilhante, calotas mais bonitas e cara de carro menos pelado. 

VW Virtus Sense TSI – Foto: divulgação

Equipamentos de série 

Tanto o Cronos Drive 1.3 manual quanto o Virtus Sense TSI Manual trazem ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, faróis em LED, DRL em LED, computador de bordo, direção elétrica, desembaçador traseiro, rodas de aço com calotas aro 15, monitor de pressão dos pneus (TPMS), luzes de leitura dianteiras e traseiras, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, volante multifuncional e por aí vai.  

PreviousNext

Porém, há um bom bate-bola entre eles em outros itens. Só o Cronos tem alarme, multimídia de 7” com conexões sem fio, 2 tweeters no sistema de som, bancos dianteiros com encostos de cabeça reguláveis e sensores de estacionamento traseiros. Já o Virtus compensa com mais airbags (6 no total), ajuste de profundidade da coluna de direção, painel de instrumentos digital de 8”, piloto automático com limitador de velocidade e frenagem automática pós-colisão.  

PreviousNext

E aí? 

Precisa de um carro menor, prefere motores de aspiração natural e curte mais as linhas arredondadas da Fiat? Vai de Cronos. Porém, se você busca espaço interno farto, mais segurança e performance superior, o Virtus é a melhor escolha.  

PreviousNext