28/10/2025 - 7:00
Nivus e Pulse são rivais tal qual Polo e Argo. Tidos como SUVs de entrada, acabam batendo de frente também com Renault Kardian, Citroën Basalt e, dependendo da versão, até mesmo VW Tera ou Fiat Fastback. Nessa dança, entra até o Kia Stonic.
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Nivus Comfortline ou Pulse Impetus Hybrid?
De qualquer forma, nesse embate vamos focar na versão mais completa do Pulse T200, a Impetus Hybrid, enquanto a Volks rebate com o Nivus Comfortline, intermediário. A diferença de preços entre eles é pequena, de R$ 3 mil: o Fiat sai por R$ 147 mil e o Nivus por R$ 150 mil, ambos sem opcionais nem cor metálica.

Cada um tem seu grande diferencial: enquanto o Nivus aposta na carroceria coupé, que anda na moda, o Pulse apela para a eletrificação com a tecnologia híbrida-leve. Mas, quem se sai melhor? Para descobrir, vamos dividir esse duelo em alguns rounds: motorização, desempenho e consumo, espaço interno e porta-malas, e equipamentos de série.

Motorização
Ambos são 1.0 turboflex, com três cilindros, injeção direta e afins. No Pulse, são 125/130 cv de potência com 20,4 mkgf de torque (gas/eta), administrados pela transmissão automática tipo CVT, com sete marchas simuladas. Ele sai na frente do Nivus pela adoção da tecnologia híbrida-leve, aquela formada por motor de arranque e alternador, que são unidos formando um motor elétrico adicional (4 cv e 1 mkgf).

Além da tecnologia dar uma forcinha extra para o carro, ela promete reduzir números de consumo e emissão de gases poluentes. Além disso, pode receber desconto ou até isenção total de IPVA, dependendo da região do país, sem contar a liberação do rodízio municipal em São Paulo.

No Nivus vai um 1.0 turboflex com 116/128 cv de potência com os mesmos 20,4 mkgf de torque (gas/eta), associado a um câmbio automático de seis marchas. No Volks não há nenhuma tecnologia de eletrificação, o que o faz perder pontos frente ao Pulse.

Consumo e desempenho
Aqui o bate-bola é interessante, afinal, no consumo, o Nivus consegue melhores médias na estrada, enquanto o Pulse é mais econômico na cidade. Falando de desempenho, o tempo de aceleração do Fiat é menor, mas a velocidade máxima do Volks é superior. Todos os dados, vale falar, são oficiais, de divulgação.

Pelo Inmetro, o Nivus Comfortline faz 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol, contra 9,3 km/l e 10,2 km/l do Pulse Impetus Hybrid, respectivamente. Com gasolina, o VW consegue 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, versus 13,4 km/l e 14,4 km/l do Fiat, na ordem. Porém, o Nivus rende mais nas viagens, já que tem tanque de combustível maior: são 49 litros, enquanto o Pulse oferece 45.

Na performance, o Fiat acelera de 0 a 100 km/h em pelo menos 9,4 segundos, enquanto o VW demora 0,6s a mais, em média, considerando etanol nos dois carros. Velocidade máxima? Quem ganha é o Nivus Comfortline, que chega aos 192 km/h com etanol, enquanto o Pulse não passa dos 189 km/h.
Espaço interno e porta-malas

No primeiro caso, quem leva a melhor é o Pulse: sua carroceria é mais alta, e não conta com a caída de teto do coupé, que toma algum espaço interno. Além disso, o vão entre os bancos dianteiros e traseiro é mais generoso no Fiat, que também traz portas maiores, especialmente as de trás. Porém, em contrapartida, o Nivus tem entre-eixos maior, de 2,57 m, contra 2,53 m do rival.

Só que, por outro lado, quem leva a melhor no porta-malas é o Nivus Comfortline, que comporta 415 litros na medição VDA, ou quase 460 litros no método líquido. No concorrente, são cerca de 100 litros a menos: cerca de 320 litros VDA, ou 370 litros em líquido. De quebra, o Volks conta com tampa maior, e “boca” mais generosa para acessar o espaço.
Equipamentos de série
A versão Comfortline do Nivus é intermediária, enquanto a Impetus Hybrid do Pulse é topo de linha. Ainda assim, estão nos dois ar digital automático, painel de instrumentos digital, faróis em LED com acendimento automático, sensor de chuva, coluna de direção regulável em altura e profundidade, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, airbags laterais, sistema Start & Stop, câmera de ré, carregador de celular sem fio, sensores de estacionamento traseiros, paddle-shifts para trocas de marchas manualmente, multimídia de 10” e mais.
Nos diferenciais, o Pulse sai na frente com farol alto automático, bancos em couro, rodas maiores e diamantadas, sensores de estacionamento dianteiros, modo Sport de condução, chave presencial, partida por botão, partida remota do motor, teto preto brilhante, volante em couro, retrovisor interno fotocrômico, entre outros pormenores, indisponíveis no Volks.
Já o Nivus compensa com mais airbags (6 no total) e piloto automático adaptativo (ACC), principalmente. Também oferece um acabamento mais caprichado na cabine, e níveis superiores de isolamento acústico e térmico.
E aí?
Busca maior espaço interno, melhores acelerações, menor consumo urbano, benefícios da motorização híbrida-leve, e o status de uma versão topo de linha? Vá de Pulse. Mas, se a busca é por segurança, tecnologia de condução, porta-malas grande e maior eficiência em viagens (consumo mais contido, tanque maior, velocidade máxima superior), o Nivus é a melhor escolha.
























