Duas grandes novidades chegaram às lojas no mês passado, e elas têm o mesmo alvo. O novíssimo Fiat Palio e o Nissan March, o primeiro japonês popular de volume – agora com motor 1.6 –, disputam um segmento dominado, há mais de duas décadas, pelo VW Gol. A briga entre os três começa com motor 1.0, mas agora é hora de confrontar as versões 1.6, mais interessantes para quem pode pagar. Consomem quase o mesmo, mas garantem mais segurança em ultrapassagens, mais força em ladeiras e mais prazer ao volante.

+ Comparativos históricos (2010): VW Polo GT vs. Fiat Punto Sporting
+ Comparativos históricos (2013): Honda Civic vs. Chevrolet Cruze e Toyota Corolla
+ Comparativos históricos (2010): Focus Sedan 1.6 2010 x Honda City
+ Comparativos históricos (2010): Peugeot 207 Escapade x Fiat Palio Adventure Locker x Sandero Stepway x Livina X-Gear x CrossFox

Com essa motorização, o Fiat Palio é oferecido em uma única versão, Essence, de R$ 37.990. Por uma questão de equilíbrio, ele definiu a escolha dos rivais. O Nissan March 1.6 parte de R$ 35.890, mas, para brigar com o Palio, aparece aqui na versão SV, pelos mesmos R$ 37.990. Já o VW Gol 1.6 começa em R$ 33.590, mas comparece na versão Power, mais próxima dos rivais em preço: a partir de R$ 38.960.

Assim como no Uno, no Palio, a Fiat exagerou nas diferentes texturas do painel, o que transmite a sensação de que o interior é mais sofisticado. Na realidade, ele está no mesmo nível dos rivais. O Palio é o único do segmento com airbags laterais entre os itens opcionais

O Gol tem a melhor posição de dirigir porque, ao contrário dos rivais, oferece regulagem de altura e profundidade do volante. O acabamento é caprichado, mas falta tecido na lateral da porta. A posição de dirigir é mais baixa e os bancos de couro sintético são opcionais.

O interior simples e racional do Nissan esconde uma lista invejável de itens de série, mas é um pouco mais ruidoso que o dos concorrentes, principalmente o do Palio. Os bancos do March são mais confortáveis que os do Fiat e VW, mais esportivos.

Mas os preços idênticos de Palio e March – e um pouco maior do Gol – não significam que oferecem o mesmo. A tabela de equipamentos mostra que, enquanto o March tem um bom pacote sem opcionais, no Gol Power quase tudo é opcional. O Palio fica no meio do caminho.

Para se ter uma ideia, equiparando os equipamentos com os deste March SV, o Palio Essence sobe para R$ 42.526 e o Gol Power, para R$ 46.310. Nesse caso, o March fica devendo os freios com ABS, que não são nem opcionais (assim como o câmbio automatizado, que só Gol e Palio oferecem, dois “problemas” que a Nissan promete solucionar no ano que vem). Mesmo assim, em itens de série, o japonês vence de goleada.

Na direção

Ao volante, muitas semelhanças, mas também diferenças. A posição de dirigir, por exemplo, é sempre alta no March, mesmo com o banco na posição mais baixa. Incomoda também o fato de a regulagem do volante, além de limitada, ser apenas de altura. O mesmo acontece no Palio, mas o banco, pelo menos, fica mais baixo. O motorista encontra a melhor posição no Gol, que tem amplo ajuste de altura e profundidade do volante.

Na hora de acelerar, os três, apesar das diferenças construtivas nos motores, proporcionam resultados quase idênticos. Confira nas fichas técnicas como aceleração, máxima e consumo são similares. Mas, como números não são tudo, vale dizer que o Gol, único 8V, tem respostas imediatas em baixas rotações, mas perde fôlego em altas, enquanto o Palio exige manter o motor girando alto, e o March, com comando variável, responde melhor em todas as situações, embora o motor fique barulhento – como o do Gol – quando gira alto.

No comportamento dinâmico, o Gol é de longe o mais esportivo, com direção mais direta, câmbio com engates curtos e precisos e suspensões mais rígidas, sacrificando levemente o conforto. O March tem um câmbio tão prazeroso e preciso quanto o do Gol, mas a direção elétrica progressiva, se garante facilidade e leveza extrema nas manobras, na estrada é um pouco leve demais.

As suspensões garantem a segurança e até alguma diversão, mas são um pouco macias demais. No Palio, a direção é apenas correta, mas as suspensões ainda são mais macias. No limite, garantem a estabilidade em curvas, mas claramente priorizam o conforto – e, nesse ponto, com um ótimo resultado e um baixíssimo ruído, ponto de destaque em relação aos rivais.

Manutenção

Depois da compra, é hora da manutenção e nisso há, mais uma vez, muitas semelhanças, como se vê na tabela. O seguro dos três custa quase o mesmo, assim como as revisões obrigatórias dos primeiros 30 mil quilômetros.

As maiores diferenças estão na frequências das revisões: para quem roda pouco, o Gol é pior, exigindo visitas às concessionárias a cada seis meses ou dez mil quilômetros; No Nissan é preciso fazer as revisões com a mesma quilometragem ou uma vez por ano; enquanto isso, o dono de Palio deve fazê-las a cada 15 mil quilômetros, não importa o tempo. Em relação à rede de atendimento, o Nissan claramente leva desvantagem, com um número muito menor de concessionárias, mas compensa com a garantia de três anos.

Atenção para a tabela de preços de peças: como se trata de um lançamento, apenas uma concessionária tinha os valores disponíveis para as peças do March – e estavam bem acima dos mostrados na tabela. Como normalmente cotamos as peças em várias concessionárias e tiramos uma média, neste caso achamos melhor usar os preços sugeridos divulgados pela Nissan, que se comprometeu a fiscalizar sua rede para evitar abusos. Um problema, aliás, enfrentado por quase todas as marcas.

Apesar de não ser um fator fundamental na escolha de um hatch, a Volks pode se orgulhar de ter o maior bagageiro, com 285 litros. O modelo da Nissan fica no extremo oposto, com apenas 265 litros de capacidade de carga no porta-malas. Espaço suficiente, mas limitado. Já o Fiat Palio fica no meio do caminho, com 280 litros. Mas nem ele nem o March têm o banco bipartido, um item opcional do Gol.

Conclusão

A moral da história é que, sem considerar os preços, o Gol ainda é o melhor, garantindo prazer ao volante e dirigibilidade irrepreensível. Mas muito em breve sofrerá uma necessária atualização de estilo (tem a mesma cara desde 2008) e, quando equipado como o March, fica caro demais. Se você gosta do comportamento dinâmico, e quer o motor 1.6, abra mão de luxos e compre uma versão na casa dos R$ 40 mil.

O Palio não deixa de ser uma alternativa interessante ao Volks, mais confortável e com design atual. Mas, equipado como o March, também fica caro. É uma opção para quem põe conforto acima de tudo.

O novo Nissan tem o melhor custo-benefício. Por um valor igual e tão equipados como ele, você só leva Gol ou Palio 1.0, ainda assim pagando um pouco mais. Além disso, é o único com garantia de três anos e tem peças, teoricamente, mais baratas. É mais que suficiente para compensar seus pontos fracos.

O fato é que nem Fiat Palio nem Nissan March devem superar, tão cedo, as vendas do Gol, campeão há mais de 20 anos. Mas a Volks não deve seguir vencendo a disputa de mercado com a tradicional goleada.

S= Item de série / N= Item não disponível / O= Item opcional * alguns opcionais são vendidos em pacotes

*Os preços podem apresentar variações, dependendo da concessionária. ** PREÇOS SUGERIDOS


FICHAS TÉCNICAS
Volkswagen Gol Power 1.6
MOTOR quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 8 V TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 3,84 m – larg.: 1,66 m – alt.: 1,46 m ENTRE-EIXOS 2,465 m PORTA-MALAS 285 litros PNEUS 195/55 R15 PESO 961 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 101 cv a 5.250 rpm TORQUE 15,4 kgfm a 2.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 190 km/h 0 – 100 KM/H 9,9 segundos CONSUMO cidade: 13,4 km/l – estrada: 19,3 km/l CONSUMO REAL cidade: 10,4 km/l – estrada: 13,7 km/l (Inmetro) ● ETANOL POTÊNCIA 104 cv a 5.250 rpm TORQUE 15,6 kgfm a 2.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 192 km/h 0 – 100 KM/H 9,6 segundos CONSUMO cidade: 9,1 km/l – estrada: 13,2 km/l CONSUMO REAL cidade: 7,1 km/l – estrada: 9,4 km/l (Inmetro)
Nissan March 1.6 SV
MOTOR quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 16 V, comando variável TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 3,78 m – larg.: 1,67 m – alt.: 1,53 m ENTRE-EIXOS 2,450 m PORTA-MALAS 265 litros PNEUS 175/60 R15 PESO 974 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 111 cv a 5.600 rpm TORQUE 15,1 kgfm a 4.000 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 191 km/h 0 – 100 KM/H 9,9 segundos CONSUMO cidade: 13,3 km/l – estrada: 18,8 km/l CONSUMO REAL cidade: 10,2 km/l – estrada: 13,3 km/l ● ETANOL POTÊNCIA 111 cv a 5.600 rpm TORQUE 15,1 kgfm a 4.000 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 191 km/h 0 – 100 KM/H 9,5 segundos CONSUMO cidade: 8,8 km/l – estrada: 13,3 km/l CONSUMO REAL cidade: 6,8 km/l – estrada: 9,4 km/l
Fiat Palio 1.6 Essence
MOTOR quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 16 V TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 3,88 m – larg.: 1,67 m – alt.: 1,51 m ENTRE-EIXOS 2,420 m PORTA-MALAS 280 litros PNEUS 185/60 R15 (opcional) PESO 1.069 kg ● GASOLINA POTÊNCIA 115 cv a 5.500 rpm TORQUE 16,2 kgfm a 4.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 190 km/h 0 – 100 KM/H 9,9 segundos CONSUMO cidade: 12,1 km/l – estrada: 16,8 km/l CONSUMO REAL cidade: 9,3 km/l – estrada: 11,9 km/l ● ETANOL POTÊNCIA 117 cv a 5.500 rpm TORQUE 16,8 kgfm a 4.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 192 km/h 0 – 100 KM/H 9,8 segundos CONSUMO cidade: 8,5 km/l – estrada: 11,5 km/l CONSUMO REAL cidade: 6,5 km/l – estrada: 8,2 km/l

Mais na Motor Show

+ Moscou irá sortear carro para quem se vacinar contra a covid-19
+ Volkswagen T-Cross Sense vira versão “pé de boi” de linha do SUV
+ Nissan prepara carro elétrico para rodar com etanol batizado; entenda
+ Honda Civic lidera ranking dos carros usados mais buscados na internet
+ Saga Velozes e Furiosos já está com o fim planejado, aponta Vin Diesel
+ Honda XRE 300 2022 estreia com novos grafismos