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Pela terceiro ano consecutivo, MOTOR SHOW realiza o estudo Compra do Ano, que tem como objetivo classificar todos os automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil em 17 categorias. Este é o mais minucioso dossiê de orientação de compra de carros do País. O teto de preço foi ampliado de R$ 150.000 para R$ 200.000. No total, 282 carros foram analisados e as marcas vencedoras poderão utilizar o selo “Compra do Ano 2016” em suas peças promocionais de janeiro a dezembro.

Para a pesquisa utilizamos somente a versão mais barata de cada motorização (cm3 de cilindrada) e os seus equipamentos de série. As versões mais caras não entram no ranking porque elas só acrescentam equipamentos com aumento de preço. A exceção é quando existem duas motorizações com potências ou especificações diferentes, como é o caso do Volkswagen Up 1.0, que tem uma versão aspirada de 82 cv e outra turbinada de 105 cv. Evidentemente, esses carros são diferentes em desempenho, consumo, dirigibilidade etc. Ao contrário de outros estudos, Motor Show separa os carros pelo motor porque, para citar outro exemplo, um Fiat Punto 1.4 de 88 cv, que custa R$ 47.290, é muito diferente de um Punto 1.8 de 132 cv, que sai por R$ 55.640.

Algumas categorias têm regras específicas, para que reúnam somente os verdadeiros competidores de mercado. Elas são as seguintes:

  • Carro de Entrada (hatches e sedãs até R$ 40.000);
  • Hatch Compacto (por tamanho);
  • Hatch Médio (por tamanho, até R$ 90.000);
  • Hatch Premium (de R$ 90.000 a R$ 140.000);
  • Sedã Compacto (por tamanho);
  • Sedã Médio (por tamanho, até R$ 90.000);
  • Sedã Premium (de R$ 90.000 a R$ 140.000);
  • Monovolume/Station Wagon (até R$ 140.000);
  • Carro de Luxo (hatches, sedãs, monovolumes e station wagons acima de R$ 140.000);
  • Esportivo (preparados tecnicamente para uma condução esportiva);
  • Cupê/Cabriolet (modelos de duas portas ou com capota móvel);
  • Crossover (até R$ 90.000);
  • Crossover Médio (de R$ 90.000 a R$ 140.000);
  • Crossover Premium (acima de R$ 140.000);
  • SUV/Off-Road (tração 4×4 e reduzida);
  • Picape Monobloco (derivados com carroceria monobloco);
  • Picape Média (carroceria sobre chassi).
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O dossiê Compra do Ano tem três itens de pós-venda (desvalorização, garantia e revisões), cinco itens técnicos (motor, peso-potência, consumo, equipamentos e porta-malas), um item de tempo de mercado (idade do projeto, no qual fica implícita a atualidade do modelo) e apenas um item subjetivo (dirigibilidade). Mas cada leitor pode formar seu próprio ranking. Como toda a pontuação é publicada de forma transparente, você pode verificar os melhores em cada um dos quesitos e formar sua própria lista dos melhores, eliminando os itens indesejados).

Todos os preços e cotações utilizados nesse estudo são referentes a 31/10/2015 (portanto, pode haver diferenças de alguns preços em relação ao que está sendo praticado no mercado atualmente). Leia na edição 392 da Motor Show (nas bancas) todas as justificativas sobre os três primeiros colocados de cada categoria, bem como os critérios de pontuação de cada item analisado.