Compra do Ano 2020: os 22 vencedores por categoria

Todos os anos, a equipe da MOTOR SHOW se reúne para recapitular os lançamentos mais recentes do mercado automotivo brasileiro e escolher para você, leitor, a melhor opção de compra nas diferentes carrocerias e categorias.

Para esta Compra do Ano 2020, analisamos todos os carros que tiveram lançamento, nova geração, reestilização ou modificações técnicas relevantes no período compreendido entre janeiro de 2018 e fevereiro de 2020.

Para concorrer à Compra do Ano, os carros precisam, obrigatoriamente, ter sido avaliados pela equipe da MOTOR SHOW. Esta é a sexta edição do prêmio, e, como já havíamos feito na Compra do Ano 2019, escolhemos os carros após acalorada discussão entre nossa equipe de especialistas, escolhendo a Compra do Ano de acordo com o que busca o consumidor de cada segmento do mercado.

Se nas categorias de entrada priorizamos custo-benefício, consumo e outros critérios mais racionais para nossas indicações de compra, nos segmentos mais caros observamos mais aspectos como luxo e potência, e, na hora de escolher um SUV 4×4, claro que não podemos deixar de considerar sua capacidade off-road. É preciso reconhecer que design, dirigibilidade e outros aspectos subjetivos nunca são eliminados de nossas escolhas. E nem deveriam: ao analisar a compra de um carro, tudo isso entra em jogo.

O prêmio Compra do Ano indica, entre as novidades dos últimos anos, quais as melhores opções do mercado. Acima os vencedores Hyundai HB20, Volvo S60,
Toyota Corolla, Porsche 911 e VW T-Cross

Como o mercado é dinâmico, este ano tivemos, novamente, algumas mudanças nas categorias. Eliminamos duas e adicionamos três, então são 22, uma a mais do que no ano passado.

De um lado, eliminamos a categoria Hatch Médio: ela foi totalmente abandonada pelos consumidores, e os ótimos Ford Focus e VW Golf deixaram nosso mercado, restando só o Chevrolet Cruze (que é muito melhor como sedã). Felizmente, restam os hatches médios premium, importados (categoria mantida). Ah, e também eliminamos a categoria cupê (a maioria deles se encaixa na de esportivos).

Por outro lado, com a chegada das novas gerações de Honda Accord, Toyota Camry e Hyundai Azera, e novidades no Volkswagen Passat, recriamos a categoria Sedã Grande (embora concorram em preço com modelos alemães premium menores, o consumidor é outro).

Considerando a grande relevância no mercado, também recriamos a categoria Aventureiro (hatches, sedãs, monovolumes etc. com um visual off-road e/ou suspensões reforçadas, porém mais acessíveis que os SUVs compactos). E, ainda, como hoje se chama qualquer carro de SUV, criamos a nova categoria SUV 4×4, espécie de homenagem aos modelos “raiz” (com ótimos lançamentos neste período analisado).

Assim, as categorias da Compra do Ano 2020 passam a ser: Hatch Urbano, Hatch Compacto, Hatch Premium, Sedã Compacto, Sedã Médio, Sedã Premium, Sedã Grande, Sedã de Luxo, Station Wagon, Monovolume, Híbrido, Elétrico, Esportivo, Conversível, Aventureiro, SUV Compacto, SUV Médio, SUV Premium, SUV de Luxo, SUV 4×4, Picape Monobloco e Picape Média.

Nesta última, são consideradas só versões com cabine dupla e carroceria sobre chassi (as compactas usam um monobloco, como carros tradicionais). Já entre os esportivos, só concorrem carros com 300 cv de potência ou mais.

Todos os modelos foram analisados pelo “conjunto da obra” – considerando toda a gama, desde as versões de entrada até as topo de linha. Então, vamos logo aos vencedores. Boa leitura!

Confira abaixo os vencedores em cada categoria (clique nos links para ler a avaliação completa):
HATCH URBANO: Renault Kwid
HATCH COMPACTO: Hyundai HB20
HATCH PREMIUM: Mercedes-Benz Classe A
SEDÃ COMPACTO: Hyundai HB20S
SEDÃ MÉDIO: Toyota Corolla
SEDÃ GRANDE: Honda Accord
SEDÃ PREMIUM: Volvo S60
SEDÃ DE LUXO: Audi A6
STATION WAGON: Volvo V60
MONOVOLUME: Chevrolet Spin
HÍBRIDO: Toyota Corolla
ELÉTRICO: Nissan Leaf
ESPORTIVO: Porsche 911
CONVERSÍVEL: BMW Z4
AVENTUREIRO: Fiat Argo Trekking
SUV COMPACTO: Volkswagen T-Cross 
SUV MÉDIO: Toyota RAV4
SUV PREMIUM: Range Rover Evoque
SUV DE LUXO: Audi Q8
SUV 4X4: Mitsubishi Pajero Sport
PICAPE MÉDIA: Ford Ranger
PICAPE MONOBLOCO: Fiat Toro

 

A NOVA EDIÇÃO DA REVISTA MOTOR SHOW, COM A COMPRA DO ANO 2020,
ESTÁ DISPONÍVEL GRATUITAMENTE EM NOSSO SITE. CLIQUE AQUI PARA LER

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool
+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas
+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial
+ Os 20 carros 1.0 mais econômicos do mercado brasileiro
+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar