01/03/2021 - 9:12
Chegou a Compra do Ano 2021!
Desde 2014, todos os anos a equipe da MOTOR SHOW se reúne para analisar os principais lançamentos do mercado automotivo brasileiro e eleger as melhores compras em diferentes categorias para que você, leitor, seja feliz com sua escolha.
Combinando critérios objetivos e subjetivos – esses últimos resultado de nossa experiência ao volante e no cotidiano com os carros – dizemos quais as melhores opções para você colocar na sua garagem.
Para esta edição 2021 da nossa Compra do Ano, excepcionalmente, por causa da pandemia – que tornou mais escassos os lançamentos no decorrer de 2020 –, expandimos nosso período de análise em um ano.
Concorreram todos os modelos que ganharam nova geração, reestilização ou modificações técnicas relevantes no período entre janeiro de 2018 a janeiro de 2021 (exceções à regra foram abertas em segmentos como o de monovolumes e o de peruas, que, pelo critério normal, ficariam restritos a um modelo, ou até mesmo nenhum).
Para poder concorrer à Compra do Ano, os carros precisam obrigatoriamente ter sido avaliados pela nossa equipe. Nesta sétima edição, como sempre, elegemos os vencedores após (acalorada) discussão entre a nossa equipe de especialistas, escolhendo a Compra do Ano 2021 de acordo com o que busca o consumidor de cada segmento.
Se nas categorias de entrada priorizamos custo-benefício, consumo e outros critérios mais racionais, em outras observamos luxo, potência e tecnologia, por exemplo.
O mercado é muito dinâmico, então a cada edição podemos mudar categorias para nos adaptar a ele.
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Neste ano, decidimos que não faz mais sentido que modelos híbridos concorram entre si, e colocamos cada um deles para brigar apenas em sua própria categoria “verdadeira”, de igual para igual com os modelos “normais”, movidos apenas por motores a combustão. Claro que ser híbrido quase sempre trará vantagens, mas elas têm seu preço – e se vale a pena pagar ou não, isso também influi em nossas escolhas.
A categoria Elétrico foi mantida, uma vez que esses carros, embora cada vez mais numerosos, ainda não podem ser comparados da mesma forma que os híbridos com os carros “comuns”.
No lugar da extinta categoria Híbrido, criamos a Custo-Benefício. Nela, concorrem todos os modelos do mercado, e ganha o que entrega mais pelo seu dinheiro. Mantivemos, assim, o número total de 22 veículos premiados.
Na categoria Picape Média, são consideradas só as com cabine dupla e carroceria sobre chassi (as compactas usam monobloco). Entre os esportivos, só concorrem os com mais de 300 cv.
E os modelos são analisados pelo “conjunto da obra” – considerando toda a gama, desde as versões de entrada até as topo de linha. Os preços foram pesquisados antes do aumento do ICMS em São Paulo, então podem ter mudado (atualizamos, dentro do possível, aqui no site).
Como o ciclo de lançamentos das montadoras varia muito, este ano tivemos uma concentração maior de prêmios: no ano passado, as cinco marcas mais premiadas – Hyundai, Fiat, Toyota, Volvo e Audi – tiveram dois prêmios cada.
Agora, na Compra do Ano 2021, a Chevrolet foi a mais premiada, com quatro vitórias, enquanto Honda e Volvo tiveram três carros eleitos e Mercedes, Volks e Fiat levaram dois prêmios cada uma. Peugeot e Mini, sem prêmios em 2020, este ano tiveram um cada.