Compra do Ano 2021/Aventureiro: Volkswagen Nivus

Derivado do Polo, ele conquista com boa dirigibilidade e estilo matador de SUV-cupê

Compra do Ano 2021 Nivus
Volkswagen Nivus

Se na Compra do Ano 2020 o excelente Fiat Argo Trekking venceu esta categoria com facilidade, na Compra do Ano 2021 a eleição do VW Nivus rendeu discussão.

Se fôssemos rigorosos na classificação de “aventureiro”, o Fiat certamente levaria o bicampeonato.


Porém, nos últimos 12 meses, tivemos não só a atualização do Honda WR-V, como também o lançamento do importantíssimo e aguardado Volkswagen Nivus.

Sabemos que nenhum deles é exatamente um SUV, pelas formas de suas carrocerias. Pela proposta e pela faixa de preço, ficam mais para hatches aventureiros do que para SUVs.

São tradicionais aventureiros com “algo a mais”: têm os mesmos interior e base construtiva dos modelos dos quais derivam (Polo e Fit), mas são “disfarçados”, com modificações substanciais na grade/faróis e capô (mais alto) e na traseira (principalmente no Volks, que vira SUV-cupê, última moda de estilo).

Com o Argo descartado, a briga foi boa. Gosto é pessoal, mas, mesmo com melhorias no visual do Honda, a “voz das redes” diz que o Nivus ganha de lavada, e o estilo talvez seja seu atributo mais forte.

O SUV-Cupê ainda leva vantagem na mecânica – com motor 1.0 turbo, tem desempenho e dirigibilidade superiores (ao volante, ele lembra mais o Polo que o T-Cross) – e na tecnologia (embora seja mais caro e muito itens apareçam só no Highline).

Por outro lado, pensando no uso “aventureiro”, nenhum tem a suspensão boa como a do Argo, mas o Honda encara melhor estradas de terra e outros pisos ruins.

Além disso, o porta-malas do Nivus pode ser maior, mas o WR-V ganha em espaço interno e versatilidade (herdados do Fit).

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021

Compra do Ano 2021 Nivus
Por fim, para dificultar mais nossa escolha, dois empates: o WR-V perde no consumo rodoviário, mas ganha no urbano.

E, em relação às centrais multimídia, embora a da Honda seja mediana, a “VW Play” promete maravilhas – mas usar o celular como roteador para conectá-la não faz sentido, considerando que há Android Auto/Apple CarPlay, e os apps extras são limitados e não muito úteis. Além disso, o sistema tem travamentos frequentes e tem recebido muitas reclamações dos clientes.

Foi por pouco. O Volkswagen Nivus é a Compra do Ano 2021.

› VERSÕES

Comfortline R$ 94.290
Highline R$ 110.570

› Potência 128 cv
› Porta-malas 415 litros
› Consumo B (estimado)
› Versão indicada Comfortline

LEIA AS AVALIAÇÕES COMPLETAS DO VOLKSWAGEN NIVUS: 
GALERIA DE FOTOS DO VOLKSWAGEN NIVUS:
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021