12/03/2021 - 9:00
O segmento de carros elétricos teve boas novidades em 2020, com destaque para Porsche Taycan e Audi e-tron — este último nossa Compra do Ano na categoria Elétrico. Ambos marcaram a estreia das marcas na categoria, de participação ainda tímida no mercado: o mais vendido do ano foi o e-tron, com 183 unidades de março a dezembro. Superou, assim, o Chevrolet Bolt (108 unidades no ano) e nosso campeão do ano passado, o Nissan Leaf (105 unidades).
Agora, nossa discussão ficou entre Bolt, Taycan e e-tron. O Chevrolet é espaçoso, ágil e relativamente acessível (mas não muito: são R$ 246 mil). Um belo carro urbano.
O Porsche mostrou que esportivos elétricos podem ser ótimos de guiar, mas ainda não superam – em desempenho e prazer ao volante – um 911, por exemplo. Além disso, para nós os esportivos elétricos não fazem sentido: aceleram muito, mas se usados ao extremo a autonomia vira piada de mau gosto, a velocidade máxima é baixa e, acima de tudo, perde-se quase todo o sentido de carros que deveriam ser, ao menos teoricamente, ecológicos.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021
Então, a Compra do Ano 2021 é o Audi e-tron. O interior é deslumbrante e há duas carrocerias, ao gosto do freguês. Preferimos a tradicional (fotos), que é mais vendida, mais espaçosa e tem design mais harmonioso que a do SUV-Cupê Sportback.
A mecânica de ambas é a mesma, com dois motores elétricos, um em cada eixo. Para valorizar a autonomia, de respeitáveis 436 quilômetros, ele normalmente se “limita” a 360 cv, mas no modo overboost libera 408 cv, com 0-100 km/h em 5s6.
+Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2020: confira o ranking e veja todos os elétricos à venda hoje
+Audi e-tron vs. Jaguar I-Pace: um comparativo dos SUVs elétricos que adiantam o futuro
A dirigibilidade é excelente, com suspensões a ar incríveis, que contam com altura ajustável e garantem conforto absoluto, seja na estrada ou fora dela.
Ainda mais incrível é a recuperação de energia “preditiva”, que atua de modo inteligente: ao se aliviar o pé do acelerador, ele fica “solto” e aproveita a inércia; mas, caso um carro apareça adiante, o sistema atua automática e progressivamente, gerando energia enquanto reduz a velocidade, conforme se aproxima dele. Assim, recarrega a bateria e economiza freios ao mesmo tempo, sutilmente. Brilhante!
› VERSÕES
Performance 55 R$ 531.990
Performance 55 Black R$ 571.990
Sportback R$ 551.990
Sportback 55 Black R$ 591.990
› Potência máxima 408 cv
› Porta-malas 600 litros
› Consumo A
› Versão indicada Performance 55
AVALIAÇÕES DO AUDI E-TRON:
- Audi e-tron Sportback é SUV-cupê elétrico com dois motores e câmeras no lugar dos retrovisores
- Audi e-tron chega aos 100 km/h em menos de seis segundos
- Audi e-tron vs. Jaguar I-Pace: um comparativo dos SUVs elétricos que adiantam o futuro