Compra do Ano 2021/Esportivo: Mercedes-AMG C 63 S

Ronco de V8 e desempenho de 911 em um sedã luxuoso para uso familiar

O Mercedes-AMG C 63 S é a Compra do Ano 2021 na categoria Esportivo. Nesta categoria, é preciso ter mais de 300 cv, e sempre há boas novidades no mercado.

O excelente Audi TT RS foi renovado, o Ford Mustang ganhou uma série especial e o Porsche 911, nosso campeão do ano passado, veio na furiosa versão Turbo S – e sempre será um verdadeiro mito. Seria meio que “a compra de qualquer ano”.


Nestes últimos 12 meses, porém, aceleramos um modelo que nos trouxe lembranças das melhores máquinas da AMG, preparadora da Mercedes-Benz. Com desempenho quase idêntico ao do Porsche 911 Carrera 4S, é um esportivo luxuoso e utilizável no cotidiano, com espaço para a família.

Não é um modelo totalmente novo, mas, além das discretas mudanças no design externo e dentro da cabine, com novo quadro de instrumentos digital, ele ganhou mais marchas na transmissão multidiscos (MCT) – agora são nove, ajudando a aproveitar melhor os 510 cv e 71,3 kgfm (!!) do poderoso V8 biturbo: trafegando a 120 km/h em nona marcha, basta cravar o pé direito e o sistema pula, em um piscar de olhos, para a quinta, fazendo o sedã ganhar velocidade absurdamente rápido.

Este Mercedes-AMG é para ser respeitado: tem tração (ainda) só traseira, enquanto alguns rivais, como o BMW M3, se entregaram à maior “segurança” da tração integral.

Aconselhamos deixar todos os controles eletrônicos de tração/estabilidade ligados. Porém, mesmo sendo intempestivo, o C 63 S consegue ser bastante dócil nos modos ECO e Comfort, com uma direção leve, marchas passadas brevemente e suspensões até macias ao absorver as irregularidades do asfalto – mesmo com largos pneus de medidas 245/35 R19 na frente e 265/35 R19 atrás.

E, em tempo de downsizing (pelo qual este C 63 já passou, trocando o antigo V8 6.2 aspirado por este 4.0 turbinado) e com os rivais apelando para sons artificiais e/ou simulados, o ronco do C 63 S merece destaque: como disse nosso repórter na avaliação do sedã, “poucos carros produzem uma sinfonia tão envolvente (…) É um carro sensorial, que aguça os sentidos”.

GALERIA DE FOTOS DO MERCEDES-AMG C 63 S:
AVALIAÇÃO DO MERCEDES-AMG C 63 S:
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021