Compra do Ano 2021/Sedã de Luxo: Volvo S90

Um sedã executivo híbrido, sofisticado e extremamente luxuoso

Volvo S90
Volvo S90

Esqueça os alemães Mercedes-Benz Classe E, Audi A6 e BMW Série 5: este Volvo S90 é ou mais barato, ou mais potente ou mais econômico do que eles – ou tudo isso junto, e por isso é nossa Compra do Ano.

Vendido apenas na versão T8 Inscription, assim como o S60 (leia aqui) ele utiliza dois motores – um elétrico e outro a gasolina – que atuam em conjunto ou de maneira totalmente independente, dependendo da situação e/ou do modo de condução escolhido.


No modo padrão, os dois motores trabalham juntos e a bateria é utilizada ao máximo para economizar combustível.

A transição entre o uso deles – um, outro, ou ambos – é sempre suave, e enquanto há carga na bateria o consumo impressiona. Mas o mais legal são seus dois modos “extremos”.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021

O modo Pure é extremamente econômico, fazendo tudo o que pode apenas com o uso do motor elétrico e rodando cerca de 40 quilômetros com cada recarga. Ideal para o uso urbano, ele permite a quem circula menos do que isso diariamente passar muito tempo sem gastar uma gota de gasolina (e sem a angústia dos carros 100% elétricos de ficar sem carga).

Já o modo Power é extremamente esportivo: a prioridade é desempenho e prazer ao volante. A suspensão traseira a ar, extremamente macia e confortável, fica mais baixa e sensivelmente mais firme, e a direção ganha peso. Aí o que impressiona é a rapidez das respostas: o 2.0 tem turbo e compressor mecânico e, junto do motor elétrico, garante que nunca falte força. E isso tudo sem nenhum retardo de resposta (turbo lag).

+Carros híbridos: veja como funcionam os quatro tipos e confira os mais vendidos do Brasil
+Avaliação: esportivo de dois motores, Volvo S60 Polestar é uma pechincha em “custo-desempenho”


No mais, o Volvo S90 é incrivelmente espaçoso (são 2,94 m de entre-eixos), extremamente bem acabado e muito equipado: tem os mais modernos sistemas de direção semiautônoma, do farol alto automático que “tampa” apenas o carro que seria ofuscado ao Pilot Assist, que assume o volante não apenas em congestionamentos, mas também em pistas vazias.

Há, ainda, um límpido e poderoso sistema de som da Bowers & Wilkins com nada menos que 19 alto-falantes, porta-malas com tampa motorizada, saídas de ar-condicionado traseiras nas colunas, head-up display… difícil é dizer o que ele não tem. O Volvo S90 é a Compra do Ano na categoria Sedã de Luxo.

› VERSÕES

T8 Inscription R$ 365.950

› Potência 407 cv
› Porta-malas 500 litros
› Consumo A
› Versão indicada Vendido em versão única

GALERIA DE FOTOS DO VOLVO S90:

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021